Google+ "mediaBlog": 03/05/15
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 5 de março de 2015

Polícia Civil descobre túnel, avisa Estado e impede fuga em massa da CPPP de Palmas

foto: divulgação Sinpol
 Situação encontrada hoje, após a ação que desarticulou plano dos detentos.

Daniel Machado - ascom Sinpol-TO

Agentes da inteligência da Polícia Civil e do Sistema Penitenciário descobriram que presos condenados do pavilhão B da Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP) cavavam um túnel imenso e pretendia fugir até o final de semana. Mesmo em greve, os policiais civis avisaram, na quarta-feira, 4 de março, o governo do Estado da situação e possibilitaram que a Polícia Militar realizasse, na manhã desta quinta-feira, 5 de março, uma operação no presídio para que fosse desarticulado o plano dos detentos. Os PMs, inclusive, receberam orientações dos policiais civis.


O pavilhão B da CPPP concentra grupo de condenados mais perigosos do Estado, com detentos ligados a facções criminosas fortes no Brasil, como o Comando Vermelho e Primeiro Comando da Capital. Nas paredes das celas e do corredor, há dezenas de pichações, desenhos e até letras bem desenhadas com os símbolos das duas facções. Para cavar o túnel, os detentos já tinham removido mais de oito metros de terra e o buraco alcançava um dos muros.

Na ação da PM, houve um pouco de resistência dos presos, que logo foi controlada. No local, foram encontrados vários objetos perfurantes (chuchos, facas artesanais), carregadores de celular e alguns telefones. “Desde que iniciamos o nosso movimento, garantimos que faríamos uma greve responsável. Manteríamos os serviços essenciais. Jamais permitiríamos uma fuga de mais de 200 presos perigosos, como poderia ocorrer nesse túnel”, destacou o presidente do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins), Moisemar Marinho.


GREVE

A greve é um movimento para protestar contra decreto do governador Marcelo Miranda que suspendeu os efeitos financeiros da lei 2.851/2014. Resultado de mais oito anos de negociação e luta da categoria junto ao governo do Estado, a lei faz o alinhamento das carreiras dos policiais civis de nível médio aos de nível superior, deixando apenas um nível na corporação.




O alinhamento das carreiras foi feito em 2007 pelo próprio governador Marcelo Miranda na sua penúltima gestão, mas a regulamentação e a aplicação efetiva dessa paridade se arrastou por todos os governos nos últimos oito anos. Somente em abril de 2014 os policiais conseguiram obter a regulamentação do alinhamento, com efeitos financeiros que começariam em janeiro de 2015.

Levantamento feito pelo Sinpol mostra que o impacto financeiro para o cumprimento da lei em 2015 não é grande e representa apenas 1 % da folha de pagamento do Executivo Estadual. A lei beneficia cerca de 1,3 mil policiais civis de todo o Tocantins. Além disso, o valor mensal prevista para pagar o alinhamento em 2015 corresponde apenas 21% do que governo vai gastar com os cargos comissionados do Executivo Estadual.

Seduc e Sintet começam a definir critérios para escolha de diretores

Foto: Elias Oliveira / Seduc
A estimativa do Governo é que a escolha dos novos diretores das escolas seja feita em setembro de 2015

Josélia de Lima / Seduc

Um dos seis eixos de atuação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a gestão democrática das escolas estaduais começou a ser definida nesta quarta-feira, 4. Em reunião realizada na sede da Pasta, as normativas para a escolha dos diretores escolares da rede estadual de ensino começaram a ser traçadas por membros da Seduc, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet) e do Conselho Estadual da Educação (CEE). 

Durante este primeiro encontro de trabalho do grupo, foram debatidos itens como critérios, inscrições, formação de comissões e competência técnica dos possíveis postulantes ao cargo, que deverão constar em edital.

Membro da diretoria do Sintet, o professor Carlos de Lima Furtado destacou a importância do processo democrático para a escolha de diretores escolares. O sindicalista ressaltou que a abertura da Seduc para a discussão do tema foi um avanço na relação interinstitucional. “Ressaltamos o diálogo. A Seduc está aberta para a discussão sobre o assunto e isso é um avanço. Precisamos elaborar algo que dê certo, que seja efetivo”, disse.

A diretora de Gestão Escolar da Seduc, Valdete Ferreira Pagani, coordenou os trabalhos e explicou que a reunião foi muito produtiva por estabelecer um diálogo aberto e franco entre a gestão estadual, o Conselho de Educação e o Sindicato. “Nesta discussão dos principais critérios que nortearão o processo seletivo foi levada em conta a experiência dos professores em docência e em gestão”, completou.

Gestão democrática

A gestão democrática da educação tocantinense é uma determinação do Governo do Estado e está inserida nos seis eixos de atuação da Seduc a partir de 2015. De acordo com cronograma da Seduc , a estimativa é que em setembro deste ano seja realizada a escolha dos novos diretores das escolas. Em novembro e dezembro deve ocorrer a formação dos escolhidos em gestão, para início das atividades nas escolas em 2016.

CNC propõe discussão acerca do Novo Código Comercial

foto: divulgação

Ronaldo Coelho – Ascom Fecomércio Tocantins
Preocupada com a categoria empresarial brasileira, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) tem várias iniciativas neste sentido. Uma delas trata-se da que vem sendo realizada acerca do Novo Código Comercial. Isso porque tramita atualmente no Congresso Nacional o Projeto de Lei no 1.572, de 2011, de autoria do deputado Vicente Cândido (PT-SP), que propõe nova redação ao Código Comercial Brasileiro.

Até o presente momento, duas ações claras foram realizadas no sentido de provocar a discussão e interesse do empresariado brasileiro sobre o tema. A primeira foi a impressão da Cartilha do Novo Código Comercial, distribuída em todo o País, e que esmiúça o tema por meio de 21 perguntas e respostas, de forma fácil, didática e concisa. A segunda foi a realização do Seminário Internacional sobre o novo Código Comercial, sob o tema “Novas regras empresariais para um novo mundo”. O encontro aconteceu em outubro de 2013 no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

Um conjunto de regras que visam melhor disciplinar as relações jurídicas entre empresas e empresários, o Novo Código Comercial interessa – e muito – a todo cidadão brasileiro, pois, ao propor a redução das amarras que travam o crescimento da atividade empresarial, pode resultar no desenvolvimento econômico, social e cultural de toda a sociedade brasileira. A cartilha pode ser baixada gratuitamente no link http://www.cnc.org.br/central-do-conhecimento/livros/cartilha-do-novo-codigo-comercial.

Entre as mudanças propostas mais importantes estão, por exemplo, a que consiste na simplificação da sociedade limitada. Tipo de sociedade mais utilizado pelos micros, pequenos e médios empresários, a sociedade limitada ficou mais burocratizada e complexa desde 2002. A proposta é retomar o regime legal anterior. Outra que vale destacar é a que trata da retomada do tema das sociedades anônimas. Editada em 1976, ela não previa a figura do controle gerencial, surgido no mercado brasileiro de capitais após 2005. A meta é a manutenção desta lei como era antes, mas disciplinando os novos assuntos que não se encontram regulados por ela.

Para o presidente da Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, essa mudança do Código Comercial Brasileiro é oportuna e mais do que necessária. “Defendemos o Novo Código Comercial porque acreditamos que as mudanças ali propostas vão favorecer toda a sociedade brasileira, e conclamamos todos os nossos empresários tocantinenses a encampar essa bandeira, enviando suas propostas e sugestões”, disse Pisoni.

Obras cercam Araguaína beneficiando a população

foto: Leila Mel - ascom Araguaína
Os moradores dos Setores Brasil, Centro, Entroncamento, Itapuã, Rodoviário, Senador, Tereza Hilário Ribeiro e Urbano estão sendo beneficiados com obras da prefeitura, nesta semana

Weberson Dias - ascom Araguaína

As obram não param em Araguaína. A Prefeitura está com várias frentes de serviço que realizam trabalhos de terraplanagem, asfalto, sarjeta e meios-fios em toda a cidade. Hoje os trabalhos se concentram na Rua Félix Maciel, prolongamento da Avenida Cônego João Lima, na Vila Piauí. A via já recebeu capa asfáltica em CBUQ e recebe os trabalhos de construção de sarjeta e meio-fio. De lá, os trabalhos seguem para a Rua Ipiranga, no Setor Itapuã.

O prefeito Ronaldo Dimas já emitiu também as ordens de serviços para conclusão dos trabalhos na Rua Rio Lontra, no Setor Urbano.  A pavimentação asfáltica, sarjetas e rampas foram finalizadas ainda no ano passado e, agora irão colocar o meio-fio, grelhas e lajes. Os bueiros possuem 0,60 m de diâmetro. Em seguida a equipe seguirá para o Bairro São João, nas proximidades da Rua 07.

Reconstrução de vias

Desde segunda-feira, dia 2, outro grupo realiza trabalhos no Setor Tereza Hilário Ribeiro (THR), onde faz reconstrução da Rua das Palmeiras, com corte do asfalto em volta do buraco com uma máquina especial. A equipe escava, limpa e aplica a massa asfáltica, favorecendo a durabilidade do material aplicado. No mesmo setor, tratores fazem trabalhos paliativos de terraplanagem na Avenida Brasil, uma das vias do setor que estava com grande dificuldade de trafegabilidade.

Nos próximos dias, a frente segue para as Travessas Independência e 2. “A drenagem do Tereza Hilário Ribeiro está prevista para começar este ano”, adiantou o secretário executivo da Infraestrutura, Epson Douglas Bach.

Os moradores da Rua Florianópolis, no Setor Brasil, também foram beneficiados. Uma equipe cortou o asfalto onde tinha vários buracos, tapou-os com pedras preparando para receber o asfalto do tipo CBUQ. Desde o começo da semana também as ruas 14 e 15, no Entroncamento, recebem os trabalhos de reconstrução de vias. Após a preparação das vias, será aplicado o Revestimento Duplo a Frio (RDF) no período de estiagem.

Uma recuperação da estrutura da descida de água na ponte da Rua Jatobá, no Setor Cimba, que liga o Rua Alfredo Nasser ao Centro de Atividades do Trabalhador (CAT/Sesi) também foi iniciada. No Centro Expandido, após a conclusão da rua Tocantins, Santa Cruz e Dom Bosco, os trabalhos trabalhos seguem para Rua 13 de Maio.

Esgoto

Cerca de 80% da população de Araguaína será beneficiada com a construção das redes de esgoto. Uma equipe da Infraestrutura está visitando as quatro frentes da construtora na cidade, que executam o serviço nos setores Senador, Rodoviário, Anhanguera e Itapuã.

O papel da Prefeitura é acompanhar os trabalhos e verificar de perto se as estruturas das calçadas reconstruídas posteriormente, seguem o padrão anteriormente das passagens. Além disso, o barro das escavações está sendo lavado com dois caminhões pipas de alta pressão e após concluídos os trabalhos, as interligações estão prontas para funcionar. Os trabalhos da Prefeitura são realizados em parceria com a Odebrecht Ambiental/Saneatins, concessionária dos serviços de água e esgoto no Município.

Policiais ajudam a evitar tragédia na CPPP e encaminham feridos para atendimento médico

Momento no qual policiais ajudam Samu a levar preso ferido para atendimento médico

Daniel Machado - ascom Sinpol

Mesmo em greve, policiais que trabalham na CPPP (Casa de Prisão Provisória de Palmas) providenciaram, na tarde desta quarta-feira, 4 de março, atendimento médico para quatro presos que se envolveram em brigas violentas, inclusive com golpes de facas artesanais. Entre os presos, estavam acusados de furto, estupro e outros crimes.

“Desde que começamos a greve, garantimos que íamos manter os serviços essenciais, com a cota de 30%. Logo, não poderíamos deixar os presos sem atendimento, independente dos motivos da briga e do que eles possam ter cometido para estarem na CPPP”, destacou o presidente do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis), Moisemar Marinho.
Dois dos presos feridos são Antônio Filho Modesto, 21 anos, Flávio Alves Rodrigues, 20 anos, foram agredidos por ferro e facas artesanais nas costas. Eles foram encaminhados pelo Samu (Serviço de Assistência Médica de Urgência), que foi acionada por policiais, ao Pronto Atendimento Norte. Já os outros dois presos feridos, Laerte Rocha Dias, 27 anos, e seu irmão Leonardo Rocha Dias, 21 anos, foram levados ao atendimento médico pelos próprios policiais.

Greve
A greve da Polícia Civil é um movimento para protestar contra decreto do governador Marcelo Miranda que suspendeu os efeitos financeiros da lei 2.851/2014. Resultado de mais oito anos de negociação e luta da categoria junto ao governo do Estado, a lei faz o alinhamento das carreiras dos policiais civis de nível médio aos de nível superior, deixando apenas um nível na corporação.

O alinhamento das carreiras foi feito em 2007 pelo próprio governador Marcelo Miranda na sua penúltima gestão, mas a regulamentação e a aplicação efetiva dessa paridade se arrastou por todos os governos nos últimos oito anos. Somente em abril de 2014 os policiais conseguiram obter a regulamentação do alinhamento, com efeitos financeiros que começariam em janeiro de 2015.

Levantamento feito pelo Sinpol mostra que o impacto financeiro para o cumprimento da lei em 2015 não é grande e representa apenas 1 % da folha de pagamento do Executivo Estadual. A lei beneficia cerca de 1,3 mil policiais civis de todo o Tocantins. Além disso, o valor mensal prevista para pagar o alinhamento em 2015 corresponde apenas 21% do que governo vai gastar com os cargos comissionados do Executivo Estadual.

Tocantins se prepara para adesão ao Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Animal

foto: divulgação

Inspeção Adapec-TO
Dinalva Martins - ascom Adapec/TO
Aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal-Sisbi é ter uma certificação especial para comercializar produtos e subprodutos em todo território nacional. O Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) já está se adequando às exigências para buscar a adesão ao Sisbi, ainda este ano, e têm orientado as empresas quanto à legislação e as vantagens.  O assunto esteve na pauta da reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), ocorrido em Brasília, no ultimo dia 3 de março.
Para a Agência obter a certificação é necessário comprovar que tem condições de fiscalizar a qualidade a e inocuidade dos produtos de origem animal conforme as exigências preconizadas pelo Ministério da Agricultura-Mapa. Para tanto, em 2011 a Adapec passou por uma auditoria orientativa feita pelo Mapa. Desde então, tem trabalhado para se adequar. Para tanto, firmou convênio para estruturação do serviço com a aquisição de veículos, móveis, computadores, entre outros. Além disso, ampliou os trabalhos de fiscalização nos estabelecimentos.
Após a adesão do Estado aos Sisbi, as indústrias que tiverem interesse em aderir ao sistema deverão solicitar oficialmente a Adapec. “Desde 2011 estamos trabalhando para que o Estado tenha condições de aderir ao sistema, orientando as empresas quanto às melhorias estruturais necessárias, instituímos um cronograma de análises físico-químico e microbiológicas da água e dos produtos publicamos a Portaria/Adapec nº 156/2013 que estipula prazo para as empresas elaborarem e implantarem o manual de boas práticas de fabricação,” disse a inspetora agropecuária, Joina Teles acrescentando que ainda haverá outras reuniões para discutir o assunto. 
Para o presidente da Adapec, Humberto Camelo, com a adesão do Tocantins ao Sisbi as ações de inspeção serão unificadas e os empresários poderão ampliar a comercialização dos seus produtos para todo o Brasil, que atualmente é restrita dentro do Estado. “É um grande passo para fortalecer a economia com o desenvolvimento das empresas, preservar a inocuidade destes produtos e, consequentemente à saúde da população”, destaca.
Até o momento quatro estados já aderiram ao sistema: Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
Sisbi
            O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.


Dezesseis médicos já reforçam atendimento nos hospitais; chamada continua

foto: Núcleo Saúde
A Sesau reforça que ainda há vagas a serem preenchidas e que necessita de médicos especialistas

Núcleo Saúde

Buscando novos profissionais médicos para oferecer atendimentos na rede hospitalar do Estado, o governo do Tocantins autorizou a contratação de 60 médicos, dos quais 16 já estão em exercício em unidades hospitalares. A chamada do governo é para médicos de diversas especialidades com carga horária que varia de 20 a 40 horas semanais. Esses novos profissionais devem cobrir as escalas e dinamizar as filas das cirurgias eletivas, visto que, atualmente, os profissionais existentes priorizam o atendimento a urgência e emergência.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Samuel Bonilha, já está sendo feito um dimensionamento  com relação à quantidade de vagas, conforme a necessidade das unidades hospitalares. “Precisamos de profissionais, por isso abrimos essa chamada e esperamos que os interessados nos procurem. Estamos fazendo essa contratação para oferecer um melhor atendimento a nossa população enquanto o Estado se estabiliza. Quando as coisas estiverem acertadas, as contas pagas, vamos abrir o concurso, como determinou o governador Marcelo Miranda”, informou.

A subsecretária, Maria Auri Gonçalves, reforça que o governo está buscando profissionais médicos em todos os estados da federação para cobrir as escalas dos hospitais públicos do Tocantins. “Hoje temos um déficit de médicos de várias especialidades, por isso já entramos em contato com os Conselhos Regionais de Medicina e o Conselho Federal de Medicina para ofertarmos as vagas”, disse Auri.

Maria Auri também ressaltou que o Tocantins, ao longo dos anos, vem estruturando e modernizando os serviços, sendo referência para vários estados. “Temos 1,5 milhão de habitantes no Tocantins, mas se contarmos com a população flutuante de outros estados são cerca de 3 milhões de habitantes, por isso é necessário o aumento de profissionais de todas as categorias da saúde”, destacou

Necessidade

Os 16 médicos que já estão em exercício atendem no Hospital Regional de Alvorada (HRA), Hospital Geral de Palmas (HGP), Hospital Regional de Araguaçu (HRA), Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), Hospital e Maternidade Tia Dedé (HMTD), Hospital Regional de Araguaína (HRA) e Hospital Regional de Augistinópolis (HRA). Conforme, os demais profissionais forem se apresentando serão encaminhados para outras unidades hospitalares do Estado.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça que ainda há vagas a serem preenchidas e que necessita de médicos especialistas em cirurgia de cabeça e pescoço, ortopedia, cardiologia, neurocirurgia, mastologia, pneumologia, intensivo adulto, infectologia, reumatologia, hematologia, urologia, pediatria, anatomopatologia, ginecologia, cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia vascular, endoscopia, endocrinologia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, radiologia, otorrinolaringologia, broncoscopia, ultrassonografia, psiquiatria, nutrologia, cirurgia torácica, dermatologia, cirurgia pediatra, medicina do trabalho, neonatologia e clínica geral.

Os profissionais interessados devem encaminhar os currículos para o email: dae@saude.to.gov.br

Prefeito Ronaldo Dimas visita creche, UBS e obras de recuperação de ruas

foto: Leila Mel - ascom Araguaína

Durante as visitas, o prefeito de Araguaína ouviu colaboradores e assegurou melhorias

Alberto Rocha - ascom Araguaína 

O prefeito Ronaldo Dimas visitou nesta quarta-feira, 4, obras, unidade básica de saúde e creche da cidade. Durante as visitas, o prefeito ouviu colaboradores e apontou melhorias que serão realizadas. ”Trabalho há mais de 20 anos na educação e já fui diretora em outras escolas, mas  essa foi a primeira vez que recebi a visita de um prefeito. O senhor está de parabéns por valorizar a nossa creche”, disse a diretora da Creche Dona Regina, Ronilda Silva Lima.

Ruas
As visitas do prefeito iniciaram nas obras que estão em fase de execução no Município, como a limpeza e preparação das ruas do Setor Dom Orione, que receberão o Revestimento Duplo a Frio, assim que terminar o período chuvoso. A previsão é de que as obras de recuperação das ruas de todo o setor tenham início no mês de maio.

UBS
Depois de visitar as obras de recuperação de ruas, o prefeito foi à Unidade Básica de Saúde do Setor São Miguel.  Na visita, Ronaldo Dimas atendeu de imediato as principais dificuldades da unidade, dentre elas a falta de medicamentos. Alguns remédios já foram encaminhados para Unidade e outros foram licitados.

Creche
Ainda nesta quarta-feira, o prefeito visitou a Creche Dona Regina Siqueira Campos, também localizada no Dom Orione. A instituição, que funciona  no sistema integral e meio período, atende 176 crianças com idade entre 0 e 3 anos.

Durante a visita, além de vistoriar todas as instalações da creche, Ronaldo conversou com professores, funcionários, crianças e direção da unidade escolar, que deverá receber melhorias na estrutura física até o final do ano. “Fiquei muito satisfeito com o que vi. Escola limpa e todos empenhados em cuidar bem das crianças atendidas aqui”, disse Ronaldo, que autorizou a reforma do parque infantil da creche.

Hospital Geral de Palmas e Regional de Araguaína recebem novos médicos residentes

foto: Núcleo Saúde
HRA recebeu dez novos especialistas na unidade


Ana Paula Gomes e Flávia Araújo/ Núcleo Saúde

O Hospital Geral de Palmas (HGP) recebeu 21 novos médicos que participam do Programa de Residência da Universidade Federal do Tocantins (UFT). As unidades hospitalares do Estado são parceiras do programa e buscam contribuir para melhorar o atendimento e aprimorar a formação médica.

Conforme a diretora geral do HGP, Renata Duran, a unidade é classificada como hospital de porte III, de acordo com a organização de referência do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, “dispõe de uma equipe altamente competente e composta por diversos especialistas, o que torna a unidade como referência para receber e tratar pacientes com as mais variadas patologias de alta complexidade, tornando o ambiente especial para enriquecer o aprendizado dos residentes, internos de Medicina e estagiários”, explica.

Para abertura oficial das atividades da Residência Médica, o hospital realiza nesta semana Curso Introdutório a Urgência e Emergência. Na programação, serão apresentados os seguintes temas: princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), estrutura assistencial, funcionalidade dos setores, organograma, normas e rotinas, padronização de medicamentos, qualidade e segurança do paciente, controle de infecção hospitalar, atestado de óbito, ética, etiqueta institucional e notificações compulsórias.

O residente médico pediatra, James Carneiro, conta ter optado em fazer nova especialização em Terapia Intensiva Pediátrica e destacou que o curso é importante para conhecer o funcionamento do HGP.  “Espero que a residência na unidade seja boa. Senti entusiasmo por parte dos preceptores”, disse.

HRA também recebe novos médicos

Na manhã desta quinta-feira, 5, o Hospital Regional de Araguaína (HRA) também deu boas vindas aos dez novos profissionais do programa. Na oportunidade, foram apresentados os novos residentes, os preceptores de cada especialização e houve um momento de integração e troca de informações.

Na aula inaugural, o coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), Luiz Fernando D’Albuquerque e Castro, falou sobre o sucesso das turmas anteriores e as expectativas para a nova turma, destacando que os principais beneficiados são os pacientes atendidos pelo hospital, que só tem a ganhar com a qualificação desses profissionais.

A nova residente de Clínica Médica, Lorena Labre, afirmou que ter a oportunidade de cursar o programa no HRA é única. “Me formei estudando o internato aqui no HRA e poder continuar a minha qualificação profissional, trazendo novas forças para o hospital, é melhor ainda”, destacou.

O programa

O Programa Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada aos profissionais da Medicina, realizada sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.

Lei de Incentivo ao Esporte será fomentada em Colinas

foto: divulgação
Lei de Incentivo ao Esporte será fomentada em Colinas

Amanda Oliveira - ascom Colinas

Funcionando desde 2007, a Lei de Incentivo ao Esporte (11.438/2006) permite que empresas e pessoas físicas invistam até 1%, e até 6% respectivamente, do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pelo Ministério dos Esportes. O primeiro passo para o apoiador é identificar qual projeto deseja direcionar seu investimento.  
Um trabalho de conscientização e divulgação da aplicação da Lei em Colinas do Tocantins será feito no decorrer deste ano para que pessoas físicas e jurídicas possam aderir à prática. Isso ocorrerá ao mesmo tempo em que a Prefeitura direcionará esforços para que os projetos oriundos do município possam ser aprovados pelo Ministério dos Esportes.
A Secretaria de Esporte e Lazer de Colinas desempenha hoje um grande trabalho de valorização e fortalecimento do atleta. A Escola Municipal de Esportes oferece gratuitamente, aulas de Futsal, Voleibol, Handebol, Futebol de Campo, Tênis de Mesa, Bicicross, Capoeira, Karatê e Atletismo, para crianças e adolescentes 04 a 17 anos. As praças e quadras receberam investimentos, aulas de ginástica são oferecidas à população gratuitamente e os projetos para a área não param por aí.
Para o vice-prefeito de Colinas Adriano Rabelo, o momento é propício para conscientizar o empresário que ele não está diretamente doando o dinheiro, ele está repassando um recurso que deveria estar transferindo à união, para uma pessoa, um jovem, geralmente, que é do esporte amador pra poder dar manutenção ao atletismo fazer o custeio das suas despesas.
Segundo o prefeito José Santana Neto a secretaria municipal realiza diversas atividades que envolvem grande parte da sociedade. “Após o investimento em quadras e praças é visível o envolvimento da comunidade. Buscamos estar cada vez mais próximos como é o caso também, das aulas de ginásticas oferecidas gratuitamente pelo município”, destacou.
O vice-prefeito de Colinas do Tocantins Adriano Rabelo e o secretário dos Esportes e Lazer do Município Clodoaldo Penteado acompanhados pelo deputado César Hallum estiveram com o ministro dos Esportes George Hilton onde também apresentaram demandas como apoio para a construção de quadras, campos de futebol, piscina semiolímpica, praças de lazer, entre outros.

Polícia Civil apreende três veículos clonados em Colinas do Tocantins

foto: divulgação

ASCOM – SSP Rogério de Oliveira  

Dando continuidade às ações de combate à criminalidade em todo o Estado do Tocantins, na manhã desta quarta-feira, 04, Policiais Civis da 7ª Delegacia Regional de Colinas do Tocantins apreenderam 03 (três) veículos clonados oriundos do Estado de Goiás. A ação policial, que foi comandada pela Delegada Regional Dra. Olodes Maria Oliveira Freitas, teve início após a PC ter recebido informações de que dois veículos, em atitude suspeita, haviam saído de Guaraí, com sentido a Colinas do Tocantins.  


Com base nestas informações, os Policiais Civis deslocaram-se até a BR-153 com o intuito de constatar a veracidade das informações e, por volta das 08 horas da manhã, foi possível abordar os carros sendo eles; uma FIAT STRADA ADVENTURE, ano 2015, cor branca e uma CHREVOLET S-10 ano, 2010 também de cor branca.

 Durante a abordagem, os agentes constaram fortes indícios de adulteração nas numerações do chassi e motor dos veículos, bem como, incompatibilidade com os documentos apresentados pelos condutores. Diante disto, as pick ups foram encaminhadas à delegacia regional para instauração dos procedimentos cabíveis. 

Ao ser ouvido pela autoridade policial, um dos condutores informou que um terceiro veículo, também do modelo FIAT STRADA ADVENTURE 2015, cor prata, já estava na cidade de Arapoema, há alguns dias. De posse dessa informação, os policiais empreenderam buscas no sentido de localizar o carro, sendo que o mesmo foi encontrado e, em seguida, apresentado por uma terceira pessoa na Delegacia.    

Após a realização das averiguações, ficou constatado que o referido veículo também apresentava sinais de adulteração, bem como informações divergentes da documentação apresentada. Diante dos fatos, os veículos foram apreendidos e recolhidos ao pátio da Delegacia Regional de Colinas do Tocantins.  

Centro de Triagem em Palmas vai ampliar tratamento e cuidado com animais silvestres


Deixado no Centro de Triagem, ainda bebê, o gato marisco por ser cego dos dois olhos é mantido sobre cuidados permanente / foto: Silionama Dantas

Cláudio Paixão/Secom - TO

Atualmente, o Estado, por meio do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Tocantins (Cetas), de Araguaína, oferece, mensalmente, tratamento adequado a uma média de 50 animais silvestres vítimas de acidentes ou de maus tratos. Com objetivo de ampliar esse atendimento, o Governo do Estado também planeja a implantação de um Centro em Palmas.


A entrada dos animais no centro que é mantido pelo Governo, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), junto a outros parceiros, está diretamente relacionado às atividades dos órgãos ambientais, na eficiência da fiscalização, combate ao tráfico e criação ilegal, recebimento de animais entregues por particulares, resgate de animais desorientados em ambientes urbanos, que é acentuado na época das queimadas, assim como vítimas de atropelamentos.

A unidade, instalada em Araguaína, no 2° Pelotão da Companhia Independente de Polícia Militar Rodoviária e Ambiental (Cipra), recebeu, em 2014, mil animais entre aves (60%), répteis (35%) e mamíferos (5%). Ao chegarem ao centro, de acordo com a inspetora de Recursos Naturais do Naturatins, Grasiela Alves Pacheco, os animais recebem cuidados de biólogos e veterinários.

“Todos os animais passam por uma quarentena, os animais recém-chegados não se misturam com os que já estão no local. No Cetas, além dos médicos veterinários que fazem todo o cuidado, nós temos biólogos que fazem a identificação da espécie e avaliam o comportamento para ver se está de acordo com a espécie”, explicou ao destacar que o Centro está preparado para atender aos animais durante o período necessário para sua recuperação e possível reintrodução no meio ambiente.

Atualmente, o centro está com, aproximadamente, 110 animais internados, após a recuperação, ainda segundo Grasiela, os animais que não retornam para a natureza são levados para criadouros conservacionistas, de todo o país. “Nós usamos todas as instituições cadastradas pelo IBAMA, em todo o Brasil, já mandamos animais para o Rio Grande do Sul e para o Goiás”, ressaltou.

Referência

O Centro de Triagem de Animais Silvestres do Tocantins, de Araguaína, foi instalado ainda no final de 2013 e desde então é a principal referência de trabalho, no Estado, nos cuidados com os animais silvestres. “É o único lugar do Estado autorizado a receber animais silvestres, depois é que fazemos a distribuição para outras instituições”, apontou a inspetora de recursos naturais do Naturatins.

 Solturas

As solturas dos animais são realizadas em sua maioria pela CIPRA de Araguaína e baseadas no conhecimento dos envolvidos na área ambiental, que avaliam se aquela espécie existe no local e se seus hábitos e biótipos pertencem às diferentes regiões do Estado como: de mata de galeria, cerrado, amazônico, etc.

Os animais impossibilitados de retornar à natureza são destinados para criadouros conservacionistas (como institutos de preservação, reprodução e criatórios que visam à manutenção das espécies).


Com pouco mais de um ano muitos animais raros e/ou ameaçados de extinção passaram pelo CETAS, são eles:  uma harpia, uma macaca da noite, dois lobos guarás (macho e fêmea), dois filhotes de anta (macho e fêmea), uma arara azul, entre outros.

Cetas Palmas

Já está em curso um projeto de construção do Cetas de Palmas. A unidade contará com uma área de quase 7 mil hectares e será construída dentro do espaço do Centro Agrotecnológico de Palmas.  Conforme Grasiela Pacheco, os recursos para execução do projeto já estão disponíveis e são frutos de termo de compensação ambiental assinado com a Investco S/A.  

Em Gurupi, começam atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Fotos: Jeeferson Ferrari / Secom

Cíntia Ribeiro / Secom

A manhã desta quarta-feira (04) foi de comemoração ao Dia Internacional da Mulher no Centro de Referência da Assistência Social CRAS-Santa Rita, em Gurupi.  

Além da total interação, segundo a Coordenadora do CRAS-SANTA RITA, Maria José da Silva Leite, o objetivo do evento é fazer com que as mulheres reflitam sempre sobre o papel da mulher na atualidade.

“Queremos que a mulher saiba do seu valor e mais que isso, que ela entenda o seu potencial diante da sociedade, a mulher tem que ser respeitada e tem sem duvidas inúmeras virtudes pra isso”, frisou.

Palestra
Durante a confraternização, as mulheres atendidas pelo CRAS-SANTA RITA tiveram a oportunidade de participar de uma palestra ministrada pela Assistente Social da Vara da Mulher, Luciene Ramos, O tema do encontro foi a violência contra a mulher.
Dinâmicas
As convidadas também participaram de dinâmicas aplicadas pela representante do CRAS-SANTA RITA, Ludimilla Ramos, que estimulou a autoestima e a força de vontade das mulheres com a brincadeira: “Tenha Coragem”, transmitindo a mensagem seja “Simplesmente Mulher”.

Presenças
Marcou presença na comemoração a prefeita de Gurupi, em exercício, Dolores Nunes (PMDB); a secretária do Trabalho e da Assistência Social, Joelma Guedes; a Coordenadora do CRAS-SANTA RITA, Maria José da Silva Leite; a Assistente Social da Vara da Mulher, Luciene Ramos e a estagiária em Serviço Social, Marilene Ferreira.