Google+ "mediaBlog": Grupo Travessia presta assistência a famílias de pacientes da UTI do HGP
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 5 de março de 2015

Grupo Travessia presta assistência a famílias de pacientes da UTI do HGP

foto: Ana Paula Gomes/Sesau

Ascom/Sesau

O Hospital Geral de Palmas (HGP), através da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulta, disponibiliza aos familiares e acompanhantes de pacientes internados o Grupo Travessia, como mecanismo de apoio psicológico. O Grupo trabalha para minimizar a ansiedade e algum sofrimento que a internação causa aos acompanhantes dos pacientes, disponibilizando espaço que possibilite a expressão dos sentimentos e angústias e o esclarecimento de dúvidas e mitos em relação à doença e ao tratamento.

As reuniões do Grupo Travessia acontecem às terças-feiras, das 13 às 14 horas, sendo mediadas pela equipe da Psicologia da unidade, além de contar com a participação dos membros da equipe multiprofissional. Durante os encontros, os participantes trocam experiências e incentivos ao fortalecimento emocional dos familiares, para que esses se tornem elementos ativos no processo de tratamento do paciente.

Valcirene Cardoso dos Santos, que teve seu filho por cinco meses internado na UTI e que agora está na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), conta que desde então vem frequentando as reuniões do Grupo, o que tem ajudado a compreender a internação e aumentar as esperanças. “Acho importante demais esses encontros, pois, antes de participar, eu carregava um peso e o Grupo se tornou uma fortaleza nesses momentos aqui”, disse.

Apoio aos familiares

A médica Edna Meirelles ressalta que equipe tem a preocupação de transmitir tranquilidade em relação aos cuidados intensivos, que são contínuos. “As atividades buscam oferecer apoio aos familiares, além de proporcionar a eles um atendimento humanizado”, destacou.

Junia Gomes, psicóloga da UTI Adulta, reforça que as ações atuam no processo de construção da confiança do familiar junto à equipe multiprofissional da unidade. “É necessário que a família acompanhe e compreenda o tratamento, além de interagir e mudar o olhar com relação à internação do paciente na UTI, passando a contribuir com a equipe no enfrentamento do processo de recuperação do paciente”, destaca.

Francilene Brito está com o filho internado na UTI do HGP em decorrência de acidente de trânsito e conta que gosta de participar das reuniões do Grupo Travessia. “Nas reuniões encontramos forças para atravessar esse momento de sofrimento e também aprendemos a compreender a dor de outras pessoas que tem seus entes queridos internados na UTI”, contou.