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sexta-feira, 13 de março de 2015

Sine Palmas disponibiliza 52 vagas de emprego

foto: divulgação
Redação - Sine Palmas
Aqueles que estão em busca de uma oportunidade de emprego devem se ater às vagas disponibilizadas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine Palmas). Ao todo são disponibilizadas, a partir desta sexta-feira, 13, 52 vagas em diversas áreas.
Para participar, os candidatos devem comparecer, das 8 às 18 horas, à sede do Sine Municipal, localizada à quadra 104 Sul, Rua SE 11, Lote 36, atrás do Supermercado Big Centro portando RG e CPF, além da Carteira de Trabalho e número do Programa de Integração Social (PIS).
Segundo informações do Sine, o processo seletivo seguirá até o preenchimento total das vagas.
Confira:
05 - Vendedor interno
04 - Vendedor pracista
05 - Operador de caixa
01 - Auxiliar de depósito
01 - Eletricista de veículos
01 - Borracheiro
01 - Peixeiro
01 - Oficial de serviços  gerais
01 - Auxiliar financeiro

02 - Banhista de animais domésticos
06 - Lavador de carros
01 - Auxiliar técnico em eletrônica
01 - Mecânico
01 - Marceneiro
01 - Oficial de serviços gerais
03 - Vendedor de consórcios

01 - Alinhador de pneus
01 - Torneiro mecânico
03 - Cozinheira
02 - Atendente de padaria
02 - Repositor de frios
01 - Auxiliar de mecânico de auto
02 - Empregada doméstica
02 - Auxiliar de cozinha
02 - Orientador de tráfego para estacionamento
01 - Técnico de montagem

Confira os resultados da IV Corrida de Aniversário do 6º BPM

foto: divulgação

Cerca de 100 pessoas participaram da corrida em Taquaralto


ascom - Seelj



Vagno Silva e Ilza Ana “Madalena” Barbosa, ambos de Palmas, foram os campeões da IV Corrida de Aniversário do 6º BPM, realizada nesta quinta-feira, 12, em Taquaralto, pelos órgãos do Governo do Estado,  entre eles, a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude. O evento faz parte das comemorações dos 12 anos de criação do 6º Batalhão da Polícia Militar de Taquaralto.

O primeiro lugar da categoria feminina de militares do 6º BPM ficou com a Soldado Andressa Oliveira Sonego, o segundo com a Soldado Débora Brito e a terceira colocação com a cabo Roberta Araújo Reis.

Destaque, também, para Caio Santos, terceiro colocado, que correu descalço. Segundo o competidor, o tênis atrapalha seu desempenho.

Na categoria militar masculino do 6º BPM, o primeiro, segundo e terceiro colocados foram, respectivamente: SoldadoLucielton Coelho Vieira, 1º Tenente José Mário Carvalho Lemos Filho e Soldado Rodrigo da Costa Dantas.

Foram 6,3 km de prova, pela Avenida Tocantins, com a participação de aproximadamente 100 pessoas, entre militares e civis.

O evento contou com a colaboração da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Fundesportes e Fundação Pró-Tocantins. Com a competição, o 6º BPM pôde incentivar a prática de uma vida saudável e aproximar ainda mais a unidade militar da comunidade.


SSP e Defesa Social assinam portaria determinando retorno imediato de grevistas ao trabalho

foto: Miller Freitas - Secom



Mariana Reis / Secom

Foi assinada, na tarde desta sexta-feira, 13, uma portaria conjunta entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Secretaria de Estado da Defesa e Proteção Social (Sedeps), determinando o cumprimento da medida judicial que decreta a ilegalidade da greve da Polícia Civil. Segundo o titular da SSP, César Roberto Simoni de Freitas, a portaria é uma forma de garantir o cumprimento da medida judicial, restabelecendo os direitos dos reeducandos e suas famílias, além de permitir que os policiais retomem as negociações e retornem ao trabalho sem maiores consequências.

“Já existe uma medida judicial que determina a ilegalidade da greve. O que o Estado quer é que esta determinação seja cumprida”, frisou Freitas. Conforme o secretário, a decisão de interromper as visitas íntimas e de familiares, a entrega de gêneros alimentícios aos reeducandos, bem como o atendimento de advogados e defensores públicos dentro dos presídios, fere os direitos dos internos, que o Estado tem a obrigação de garantir.

Portaria
A portaria conjunta entre a SSP e a Sedeps determina o retorno imediato ao trabalho de todos os agentes públicos que fazem parte da Polícia Civil, em estado de insurgência, bem como dos agentes penitenciários que estão cedidos pela SSP para a Sedeps, que estejam na mesma situação. Caso isto não ocorra, fica determinado que os mesmos deponham suas armas num prazo máximo de 24 horas, a fim de resguardar a segurança da sociedade como um todo.


“A arma é acautelada ao policial civil e ao agente penitenciário no exercício de suas funções. Se esta função não está sendo exercida, por conta de um movimento de insurgência em flagrante desobediência à decisão judicial, não há motivo para o uso de arma, até porque não se tem notícia da existência de algum outro movimento grevista armado, em qualquer unidade da Federação”, disse o secretário.

Caso as armas não sejam devolvidas ao Delegado de Polícia Civil que comanda o Grupo de Operações Táticas (Gote) – que estará em plantão permanente a cargo de receber as armas -  a consequência natural será a atuação da Procuradoria Geral do Estado (PGE), para que sejam adotadas as medidas judiciais cabíveis, bem como a comunicação aos membros do Ministério Público para os fins que entenderem de direito.

Mês dos Povos Indígenas enfoca educação e direitos; abertura acontece nesta segunda-feira (16)

foto: divulgação


Caroline Falcão - ascom UFT

Com o objetivo de fortalecer os direitos e discutir sobre a educação superior voltada para as aldeias indígenas, acontece nesta segunda-feira (16), às 19h, no Auditório do Cuica da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a abertura do Mês dos Povos Indígenas que dividirá ações entre os sete câmpus da universidade nos próximos dias. O evento contará com a participação das comunidades Krahô, Krahô-Kanela, Apinajé, Xerente, Karaja Ilha e Karajá Xambioá.

O Mês é organizado pela UFT por meio da União dos Estudantes Indígenas do Tocantins (Uneit) e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) com o intuito de gerar um debate de inclusão e melhoramento do acesso e permanência dos indígenas nas universidades do estado, preservando a cultura e propiciando meios para o desenvolvimento no campo educacional de maneira equilibrada.

De acordo com o presidente da Uneit, Wagner Ribeiro, o mês indígena foi pensado a fim de fortalecer a diversidade e tradições do Estado do Tocantins e busca garantia de que as condições ligadas à educação sejam aprimoradas e os direitos resguardados. "Um dos principais focos da programação é o fortalecimento das discussões a partir das vivências dos acadêmicos indígenas", explica.


Programação Mês Indígenas nos Câmpus

Palmas

16 de março (segunda-feira) - Abertura às 19h no CUICA

-Grupo de dança Karajá

-Mesa de Abertura: 20h-21h - Realidade e desafios para acesso indígenas as universidades.

17 de Março (terça-feira)

08h30-11h45 - Educação Indígena nas aldeias.

14h-17h45 - Direitos Indígenas na atual conjuntura.

25 de Março (Quarta - feira)

-Cultural – Dança Xerente- Hall da Biblioteca

-Feirinha de artesanato Xerente - Hall da Biblioteca

26 de março (Quinta-feira)

-Oficina de Pintura indígena Xerente

-Contos da aldeia Xerente

1º de abril (Quarta-feira)

-Inauguração do Corredor Cultural – Bloco da Reitoria

02 de abril (Quinta-feira)

-Canto Karajá

07 de abril (Terça- feira)

-Pintura Indígena

-Brincando de Arco e Flecha

-Exposição de vídeos

08 de abril (Quarta-feira)

-Canto Kraho-Kanela

-Exposição de vídeos

-Debate “UFT 10 anos de cotas”

10,11 e 12 de abril (Sexta, sábado e domingo)

-2ª etapa do Projeto Caravana da Juventude.

14 e 15 de abril

-Oficina de Artesanato Indígena

-exposição de vídeos

17 de abril

-Encerramento do Mês dos Povos Indígena na UFT.

-Exposição de vídeo e fotos trajetória do mês dos povos indígenas da UFT/2015.

-Lançamento dos Jogos Mundiais Indígenas na UFT.

-Atividade cultural.


Gurupi

23 e 24 de março

-Corredor Cultural

-Oficina de Pintura Indígena

-Conhecendo os Povos da Aldeia UFT

-Cineindi

- Palestra conhecendo os Programas da UFT



Arraias

27 de março

– Diversidade indígena UFT

- Pintura Indígena

- Cineindi



Porto Nacional

30 e 31 de março

- Conhecendo os Povos da Aldeia UFT

- Exposição de fotos

- Oficina de pintura Indígena

- Cineindi



Miracema

01 e 02 de abril

- Conhecendo os Povos da Aldeia UFT

- Exposição de fotos

- Oficina de Pintura Indígena

- Cineindi



Araguaína
6 a 10 de abril

-Marco do mês indígena em Araguaína

-Apresentação de comida típicas dos povos

-Minicurso de língua indígena

-Esporte indígena: Arco e Flecha

-Um dia de Pintura

-Cineindi

-Debate com Cultura



Tocantinópolis

07 e 08 de abril

- Conhecendo os Povos da Aldeia UFT

- Exposição de fotos

- Oficina de Pintura Indígena

- Cineindi

Ministério Público Estadual e Defensoria vistoriam HGP para diagnosticar problemas da área de ortopedia; Estado deverá responder judicialmente

foto: divulgação



Flávio Herculano - ascom MPE/TO


O aumento do número de reclamações relacionadas à espera por cirurgias ortopédicas no Hospital Geral de Palmas (HGP) levou o Ministério Público Estadual (MPE) e a Defensoria Pública a vistoriarem a unidade hospitalar na tarde da última quinta-feira, 12.

O objetivo foi identificar as causas do problema, de modo a instruir procedimento investigatório e propor ação civil pública com vistas a compelir Estado e médicos ortopedistas a garantir aos pacientes internados a realização dos procedimentos necessários. Objetivou, ainda, verificar a organização da oferta das cirurgias ortopédicas eletivas, que devem atender aos parâmetros do Sistema de Regulação do Estado.

Segundo foi constatado, há uma desorganização no sistema de saúde pública, em função dos médicos do interior estarem encaminhando praticamente todos os pacientes da ortopedia para o HGP. Do total de 350 pacientes internados no hospital, 88 são da área de ortopedia. E grande parte é oriunda de cidades do interior. Dos 27 que se encontram nos corredores, 17 são do interior. Dos 47 do anexo, 27 são do interior.


A insuficiência de médicos nas cidades interioranas foi agravada depois da decisão tomada pelos profissionais de suspender a realização de plantões extras, sob orientação do sindicato da categoria.

Outro problema que está ocasionando a demora na realização dos procedimentos ortopédicos é o fato de que as caixas cirúrgicas não contemplam a demanda do HGP, quanto aos itens disponíveis e ao tempo de reposição.

Na reunião, a diretora-geral do HGP, Renata Duran, e os médicos plantonistas da ortopedia informaram que, na data da vistoria, a assistência de responsabilidade da ortopedia não teve suas atividades paralisadas por desabastecimento. Porém, foi relatado pelos médicos que, até fevereiro, cirurgias eram suspensas pela falta de materiais e equipamentos cirúrgicos e até por não haver roupas adequadas para o ambiente do centro cirúrgico.

A desorganização encontrada no HGP demonstra que é necessário que o Secretário de Estado da Saúde identifique os médicos ortopedistas que não estão cumprindo com seus deveres funcionais e apure as infrações por meio de processo disciplinar, uma vez que o Sindicato dos Médicos não tem poder de gestão e que todas as deliberações tomadas que venham a causar danos aos pacientes podem ser passíveis de responsabilização ética, civil e, até mesmo, criminal, no caso de agravamento do quadro clínico e de óbito”, disse a Promotora de Justiça Maria Roseli de Almeida Pery, que atua na defesa da execução das políticas públicas de saúde e gestão hospitalar.

Também integrou a vistoria a Promotora de Justiça Ceres Gonzaga de Rezende, da área de defesa dos interesses individuais na área de saúde, Ela relatou que cirurgias ortopédicas costumam ser desmarcadas, mesmo após os pacientes passarem pelos procedimentos preparatórios, sob as mais diversas justificativas. Às vezes, são desmarcadas até sem que se apresente qualquer justificativa aos pacientes. Alguns ficam mais de 60 dias aguardando pelo procedimento cirúrgico, sob o risco de ter seu quadro clínico agravado e até de ficar com lesões permanentes.


A vistoria teve como representante da Defensoria Pública Estadual o coordenador do Núcleo de Ações Coletivas, Arthur Luiz Pádua Marques, que deve participar da ação judicial a ser ajuizada, relativa à prestação de serviços de ortopedia aos hipossuficientes.

Inscrições para o Parfor são prorrogadas até dia 16 de março

Foto: Manoel Lima / Divulgação Seduc



Fernanda Veloso / Seduc


Os professores interessados em participar do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) terão até a próxima segunda-feira, dia 16 de março, para realizar a pré-inscrição. Anteriormente, as inscrições deveriam ser feitas até esta sexta-feira, 13. O calendário completo do Parfor está disponível na Plataforma Freire, através do endereço http://freire.capes.gov.br/index/calendario.

Segundo a técnica da Gerência de Formação da Seduc, Alessandra Camargo, até o momento 281 pessoas já se inscreveram, sendo os cursos de Matemática, Letras-Libras, Educação Física e Informática os mais procurados.

Ao todo são ofertadas 620 vagas para cursos de licenciatura no Tocantins, que serão ofertados pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

Para participar do Parfor é necessário ser professor da rede pública estadual ou municipal e estar cadastrado no Educacenso. A pré-inscrição deverá ser efetuada pelo ambiente virtual da plataforma Freire no endereço: http://freire.capes.gov.br/.

O Parfor
O Parfor é um programa implantado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC), com a finalidade de contribuir para que os professores em exercício na rede púbica de educação básica tenham acesso à formação superior exigida na LDB. Segundo a Capes esses cursos permitem que o professor da rede pública de educação básica, possa obter formação superior em cursos gratuitos e de qualidade, na disciplina em que atua em sala de aula.

Araguaína será palco de passeio ecológico com trilhas off-road

foto: divulgação
Inscrições estão abertas e evento contará com quatro modalidades: bicicleta, moto, 4x4 e UTV/quadriciclos


Joselita Matos - ascom Araguaína


Estão abertas as inscrições de um evento voltado para quem gosta de misturar natureza com ação. O Araguaína Off-Road - A União das Tribos será realizado nos dias 21 e 22 de março em trilhas na cidade. Em sua quinta edição, o evento é organizado pelo grupo Amigos da Trilha Racing Club, formado por três amigos apaixonados por trilhas e pela natureza. 

Com apoio da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer, haverá trilhas de bicicleta, moto, 4x4 e UTV/quadriciclos. Segundo os organizadores, o objetivo do evento é incentivar o esporte, a cultura e o lazer radical na cidade e valorizar as belezas da região.
PercursoDesde novembro do ano passado, a organização do Araguaína Off-Road está fazendo o levantamento do trajeto.  Os participantes contarão com paisagens belíssimas ao passarem por propriedades rurais e trilhas ecológicas. “Estamos montando a trilha surpresa e formando os trechos para cada modalidade”, explicou o organizador Cristiano Costa.
O percurso será diferenciado para cada categoria: para os ciclistas será de 57 km; para motociclistas, 85 km; e para os veículos 4x4 e UTV/quadriciclos será de 95 km. Ao longo do trajeto, equipes de apoio darão suporte aos participantes, acompanhando-os e também em vários pontos.
ParticipantesA organização espera a participação de pessoas tanto do Tocantins como também de outros estados, como Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pará e Ceará. Em 2014, o evento teve mais de 420 participantes.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas na loja Vita Racing, localizada na Rua 13 de Maio, próximo ao semáforo da Avenida Marginal Neblina. Para a modalidade ciclismo, o valor da taxa é de R$ 40; para motociclismo, R$ 60; e para as modalidades UTV/Quadriciclo e 4x4, R$ 75 para o piloto e mais R$ 30 para cada passageiro.


Contato para mais informações
Cristiano Costa: (63)9964-2984
Adilson Vasconcelos: (63) 9989-0503


Polícia Civil incinera mais de uma tonelada de maconha, em Colinas-TO

foto: divulgação
Polícia Civil encontra mais 473 KG de maconha em caminhão



ascom - SSP/TO


A Polícia Civil de Colinas incinerou, ontem pela manhã (12), 1,1 tonelada de maconha apreendida nas últimas duas semanas.  A ação ocorreu na Cerâmica Vitória, no setor Santo Antônio, em Colinas –TO, e foi comandada pela delegada regional Olodes Maria Oliveira Freitas.

A droga foi apreendida em duas operações realizadas pela 7° Delegacia Regional de Polícia Civil de Colinas-TO. Na primeira, ocorrida no dia 2, foram encontrados 226 kg de maconha na cabine de um caminhão, conduzido por Marcelo da Silva Pinheiro, 32 anos.  Na segunda operação, foram encontrados 366 kg de maconha na cabine e 473 kg na carroceria de um caminhão apreendido, no dia 8, e que estava sendo conduzido por Eurípedes Fagundes de Oliveira, 36 anos.

Segundo a delegada, essas apreensões representam um prejuízo de aproximadamente R$ 1,5 milhão para as quadrilhas responsáveis por essa droga, além do valor dos caminhões. “É um trabalho de rotina que fazemos. Conseqüência da ação investigativa dos policiais civis de Colinas. E além de gerar um benefício para a sociedade tirando essa droga de circulação,  reduz outros crimes relacionados, como furtos”, explicou.

Estado paga segunda parcela de plantões extras atrasados desde o ano passado

foto: Heitor Iglesias - Secom


Núcleo Saúde


Foi creditada aos servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a segunda parcela de pagamento dos plantões extraordinários que estavam atrasados desde o ano passado. Ao todo, foram depositados nas contas dos servidores 3.142.270,32 milhões referentes aos plantões extras do mês de outubro de 2014 (pagos a 2.033 profissionais) e R$ 1.451.636,83 milhão referente aos plantões extras realizados em janeiro de 2015 (pagos a 1.161 profissionais).

Além dos plantões foram pagos ainda os valores referentes ao adicional por insalubridade, gratificações do mês de dezembro de 2014 e adicional noturno. Os depósitos foram realizados em folha complementar.

A dívida que está sendo honrada pelo governo do Estado compreende débitos do período de setembro a dezembro de 2014 com profissionais que realizaram plantões fora da carga horária ordinária de trabalho para preenchimento das escalas de atendimento dos hospitais da rede estadual.

Segundo o secretário de Saúde, Samuel Bonilha, os acertos estão sendo feitos mediante prévia apuração dos plantões extras com pagamento pendente, conforme aponta Nota Técnica do Departamento Nacional de Auditoria do Sus (DenaSus). “No processo de verificação dos pagamentos estão sendo avaliadas possíveis inconsistências, como plantões registrados com incompatibilidade”, detalha o secretário.

Parcelamento

O secretário Bonilha reforça que o parcelamento foi anunciado após mudança na forma de pagamento dos plantões extraordinários. Estes, por recomendação de órgãos de controle externo, deixaram de ser pagos de forma indenizatória e passaram a ser considerados parte da remuneração dos profissionais, submetidos ao cálculo do teto remuneratório constitucional.

“Os pagamentos anteriores eram realizados como indenizações e fora da folha de pagamento, o que gerou outra dívida de mais de R$ 17 milhões, referente a multas e encargos previdenciários não repassados à Previdência Social no período de 2009 a 2014”, acrescenta Bonilha.

O montante compreende R$ 6,4 milhões em valores não recolhidos e em outros R$ 10.6369.25,56 em multas, juros de mora e encargos legais.

Bonilha ainda ressaltou que os plantões extraordinários são legais, mas os pagamentos devem seguir as recomendações dos órgãos de controle. “Vamos pagar porque plantões extras são legais desde que se faça para suprir demanda das escalas que excedem a carga horária normal dos profissionais”, ressaltou, acrescentando que os pagamentos serão realizados como parte da remuneração dos servidores, que respeitará o teto constitucional de remuneração dos agentes públicos.

Orientação

Quaisquer questionamentos referentes a pagamentos que não tenham sido creditados, a Sesau orienta que os profissionais procurem o setor de Recursos Humanos de sua unidade portando Requerimento Diverso devidamente preenchido para solicitação de justificativa.

Governo renegocia dívida de sete meses no Detran e garante normalização de emissão de CNH’s




foto : divulgação




Maria José Cotrim - ascom Detran/TO
O governo renegociou a dívida de sete meses deixada pela gestão anterior com a gráfica Ice Cartões Ltda, responsável pela emissão das carteiras de Habilitação, um dos serviços essenciais prestados pelo órgão. A dívida total herdada pela atual administração foi de R$ 37 milhões sendo R$ 1,7 mi apenas com a gráfica.  Esta semana o Departamento Nacional de Trânsito do Estado – Detran pagou R$ 502 mil e planeja repassar até o dia 20 deste mês mais R$ 203 mil para a gráfica. São emitidas cerca de 8 mil CNHs no Estado por mês.
 presidente do órgão, Coronel Eudilon Donizete Pereira tomou todas as medidas necessárias para evitar a suspensão das emissões por parte da empresa  e garantiu a normalização do atendimento, segundo ressaltou o gerente de Execução financeira do órgão, Amélio Félix Cunha. “Desde que assumimos buscamos todas as medidas para renegociar essa dívida e evitar qualquer prejuízo para os condutores que precisam da habilitação”, frisou. O serviço de emissão chegou a ser paralisado por duas vezes este ano por parte da Gráfica e mesmo trabalhando ainda com limitações orçamentárias em razão da falta de aprovação da Lei Orçamentária Anual – LOA a atual gestão não mediu esforços para regularizar o atendimento à população.
O contrato com a gráfica foi renovado pelo governo anterior no mês de setembro de 2014 quando foi incluída uma taxa de R$ 48 a mais pela coleta de biometria de imagem.  O departamento financeiro do Detran considera o valor incompatível. “ O valor unitário por carteira era de R$ 16,64, com o novo contrato passou para R$ 29,92, um aumento de 78% além da inclusão de uma taxa para a foto digital biométrica. Nem a inflação aumentou nesse índice”, avaliou.
O gerente revelou que o departamento jurídico já fez contato com a empresa para renegociar sobre a cláusula que trata da taxa. O contrato é de 36 meses e está sendo analisado com relação a todos os aspectos.
Do valor da dívida geral  encontrada no órgão, R$ 24 milhões são de valores que desde o ano de 2012 não foram repassados para o Fundo Estadual de Transporte e R$ 183 mil são de débitos em aberto com relação à locação de imóveis. Outro impasse encontrado no órgão é que todos os demais contratos referentes a outros serviços (copiadora e alugueis de imóveis, por exemplo) foram encontrados vencidos.

Jovens recebem lições de empreendedorismo durante Semana de Educação Financeira

foto: Divulgação / DRE Porto Nacional



Philipe Bastos / Seduc

Instrumento de conscientização de estudantes de todo o Brasil sobre a importância dos bons tratos com a renda familiar, a Semana de Educação Financeira que se encerra nesta sexta-feira, 13, abrange uma série de atividades educativas e lúdicas que envolvem alunos e professores. No Tocantins, 76 escolas da rede estadual participaram das atividades referentes às temáticas da Semana, envolvendo milhares de estudantes de todo o Estado.

Em Porto Nacional, a 65 Km de Palmas, estudantes do Centro de Ensino Médio Félix participaram nesta quinta feira, 12, de palestra sobre empreendedorismo. Além disso, no Centro de Ensino Médio Florêncio Ayres, foi realizado o lançamento oficial da Semana, com palestras e apresentações de vídeos sobre educação financeira.

Durante os eventos, os estudantes demonstraram satisfação através de olhares atentos e aplausos aos assuntos abordados. Mileny Barbosa Sampaio, da 2ª série do ensino médio,conta que os estímulos ao empreendedorismo surgiram após a palestra que acompanhou.  “Despertou em mim ideias para abrir uma empresa, pretendo formar em odontologia e ter meu próprio consultório”, disse.

Já Gabriela Pereira Alves, aluna do CEM Félix, disse que muitas coisas sobre empreendedorismo ficaram mais claras para ela. “Eu achava que os mais velhos é que tinham mais chances para abrir um negócio, mas aprendi que entre 18 a 35 anos é mais fácil ser empreendedor”, destaca. 

Diretora regional de ensino, de Porto Nacional, Domingas da Conceição Ferreira de Oliveira, ressalta a importância deste tema dentro da escola. “Os jovens são estimulados a pensar no seu futuro, sonhar com algo que seja seu e que traga crescimento pessoal e profissional”, pontuou.

Segundo a coordenadora estadual do Programa Educação Financeira da Seduc, Alessandra Camargo, as atividades referentes à Semana no Tocantins foram realizadas em unidades escolares nas 13 Diretorias Regionais de Ensino do Estado. “Cada escola selecionada para receber a Semana teve que promover pelo menos três atividades diferentes sobre o tema”, completou.

Estratégia Nacional

A Semana Nacional de Educação Financeira tem por objetivo promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), estimulando a educação financeira dos estudantes, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania e tomada de decisões conscientes.

Prefeitura realiza manutenção periódica nos semáforos de Araguaína

foto: Leila Mel / ascom



Joselita Matos - ascom Araguaína


Com o objetivo de evitar incidentes no trânsito de Araguaína, a Prefeitura, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, realiza manutenção periódica nos semáforos da cidade. Todos os dias são feitos esses serviços de conservação, pela manhã e à tarde, nos equipamentos instalados nos cruzamentos, para localizar possíveis problemas. Uma média de 200 manutenções é realizada por mês.

A cidade possui um total de 26 cruzamentos com semáforos e a Prefeitura tem um projeto para colocar mais equipamentos em 10 outros pontos. Alguns desses cruzamentos possuem grandes índices de acidentes, como o da Avenida Ademar Vicente Ferreira com a Avenida Filadélfia, no Centro, e o da Avenida Brasil com a Avenida Goiás, no Setor Araguaína Sul.

Técnico especializado
Atualmente, a Prefeitura conta com um técnico em eletrotécnica, Washington Pereira Costa, que fez curso específico na área para atuar nesse tipo de trabalho. Já que o Município não contava com profissional qualificado especificamente para a área. Costa, além de fazer o curso específico, fez estágio na empresa que produz os semáforos.

De acordo com o técnico, os principais problemas nos semáforos da cidade são: falta e oscilação de energia e queima de componentes eletrônicos (resistores, capacitores, lâmpadas, entre outros). “O índice maior de problemas é durante o inverno, devido às grandes descargas atmosféricas (raios), ocasionando o semáforo intermitente (piscando as luzes)”, explicou o técnico. Para solucionar tais problemas, foi feita a aquisição de dispositivos de proteção contra surtos (DPS).

O técnico da AMTT comentou ainda que a própria população pode ajudar repassando as informações de onde há problemas nos semáforos. A agência possui o seguinte telefone de plantão: 9949-8995, além dos telefones para falar diretamente com o técnico: 8138-5390 ou 9242-8088 (WhatsApp).

Serviço
Plantão da AMTT: 9949-8995. 


Governo alerta população para levantamento que aponta risco de epidemia de dengue


foto: Heitor Iglesias / ascom
O levantamento mostra que 13 municípios estão em alerta contra a dengue 


Núcleo Saúde

Seis municípios do Tocantins apresentaram Índice de Infestação Predial (IIP) médio igual ou superior a 4,0%, conforme aponta o Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (Liraa) 2015. Esse é indicativo de risco, conforme aponta o levantamento, que investiga o percentual médio de focos positivos do mosquito Aedes sem estratos pré-definidos. O resultado do Liraa 2015 indica que os municípios de Araguaína, Dianópolis, Goiatins, Taguatinga, Tocantínia e Tocantinópolis estão em risco de epidemia.

O levantamento mostra ainda que 13 municípios estão em alerta, são eles, Araguaçu, Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Colinas do Tocantins, Formoso do Araguaia, Guaraí, Gurupi, Miranorte, Natividade, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso e Porto Nacional (Ver detalhamento de índices ao final). Incluindo Palmas, com IIP de 2,5% , percentual considerado de alerta. No mesmo período de 2014, a capital apresentou IIP de 6,8%, percentual considerado de risco.

Dengue

Em 2014, no Tocantins foram notificados 10.216 casos suspeitos de dengue, sendo confirmados 30% dos casos. Já em 2015, até o momento, foram notificados 2.296 casos suspeitos de dengue. Dos quais 272 casos foram confirmados.

“Um caso notificado leva até 60 dias para ter um diagnóstico fechado. Ainda assim, estamos observando no Tocantins, desde o ano passado, uma redução significativa nos casos de dengue, principalmente, por causa da imunidade adquirida pela população que, em geral, já teve contato com os quatro subtipos virais que já foram identificados em circulação na região”, esclarece a gerente estadual de Dengue, Febre Amarela e Febre Chikungunya, Christiane Bueno.

Enquadram-se no perfil clínico de caso suspeito de dengue aquele em que o indivíduo apresente quadro febril agudo, com duração máxima de sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas articulações ou manchas no corpo, associados ou não à presença de sangramentos ou hemorragias.

Governo orienta

Segundo explica a diretora de Vigilância Epidemiológica das Doenças Vetoriais e Zoonoses, Mary Ruth Glória, “a principal preocupação neste momento é alertar a população sobre a importância da eliminação de focos do mosquito Aedes, também como forma preventiva para possíveis casos da febre chikungunya”.

A doença foi introduzida no Brasil em 2014 e é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus, cuja circulação também foi detectada no Liraa 2015. Até o momento, nenhum caso de febre chikungunya foi confirmado no Tocantins. “A orientação é válida principalmente porque há casos confirmados em estados vizinhos ao nosso”, acrescentou a diretora em referência aos estados da Bahia e Goiás.

A principal estratégia de prevenção contra a dengue é a retirada de quaisquer depósitos de água parada. Entre os principais tipos de criadouros do mosquito estão lixo, caixas d’água, vasos de plantas, pneus e outros objetos acondicionados sem devida cobertura.

Liraa

O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 6 de fevereiro em 22 municípios tocantinenses com o intuito de identificar indicadores da presença do mosquito transmissor da dengue. A metodologia do Liraa considera o número de focos positivos do mosquito encontrados a cada cem imóveis inspecionados.

Municípios

No Tocantins, participaram do levantamento deste ano os municípios a seguir listados:

Araguaçu (IIP: 2,2; Casos: 24; Incidência: 272,05; População: 8.822);
Araguaína (IIP: 6,9; Casos: 320; Incidência: 191,42; População: 167.176);
Araguatins (IIP: 1,6; Casos: 3; Incidência: 8,83; População: 33.963);
Augustinópolis (IIP: 1,1; Casos: 3; Incidência: 17,26 População: 17.386);
Axixá do Tocantins (IIP: 0; Casos: 1; Incidência:  10,34; População: 9.669);
Colinas do Tocantins (IIP: 3,3; Casos: 33; Incidência: 98,40; População: 33.535);
Dianópolis (IIP: 4,2; Casos: 16; Incidência: 76,67; População: 20.870);
Formoso do Araguaia (IIP: 2,7; Casos: 7; Incidência: 37,29; População:  18.773);
Goiatins (IIP: 5,6; Casos: 6; Incidência: 47,13; População: 12.730);
Guaraí (IIP: 3,5; Casos: 21; Incidência: 84,36; População: 24.892);
Gurupi (IIP: 1,7; Casos: 9; Incidência: 10,87; População: 82.762);
Miracema do Tocantins (IIP: 0,9; Casos: 45; Incidência: 225,74; População: 19.934);
Miranorte (IIP: 2,4; Casos: 10 Incidência: 75,57 População: 13.232);
Natividade (IIP: 1,3; Casos: 6; Incidência: 64,66; População: 9.279);
Palmas (IIP: 2,5; Casos: 1.024; Incidência: 385,82; População: 265.409);
Paraíso do Tocantins (IIP: 2,4; Casos: 69; Incidência: 142,54; População: 48.409);
Pedro Afonso (IIP: 0,8; Casos: 6; Incidência: 47,25; População: 12.698);
Porto Nacional (IIP: 1,8; Casos: 121; Incidência: 233,38; População: 51.846);
Taguatinga (IIP: 11,3; Casos: 2; Incidência: 12,43; População: 16.086);
Tocantínia (IIP: 5,5; Casos: 19; Incidência: 262,58; População: 7.236);
Tocantinópolis (IIP: 4,5; Casos: 25; Incidência: 107,98; População: 23.153);
Xambioá (IIP: 0,5; Casos: 3; Incidência: 25,59; População: 11.722).