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quinta-feira, 12 de março de 2015

Deputada Amália Santana propõe a criação de unidades do Ruraltins em Bandeirantes e Juarina

foto: ascom



ascom - Dep. Amália Santana


Visando a ampliar a oferta de assistência técnica gratuita ao pequeno agricultor a deputada Amália Santana apresentou requerimento nesta quinta-feira, 12, na Assembleia Legislativa solicitando a abertura de unidades do Ruraltins nos municípios de Juarina e Bandeirantes.

Ambos os municípios possuem ampla extensão territorial e vocação agrícola. Em Juarina as estatísticas apontam a existência de 472 propriedades rurais e dois assentamentos de reforma agrária, o P.A. Barreira e P.A. Juarina. O município de Bandeirantes é historicamente reconhecido por sua produção agrícola e fomento da agricultura familiar.

“Investir na agricultura familiar é estratégico para o desenvolvimento do estado, a oferta de assistência técnica rural gratuita e de cursos de qualificação aos pequenos agricultores são medidas essenciais para impulsionar o aumento da produção” defendeu a deputada Amália Santana.

A deputada ainda manifestou-se favorável a ampliação dos recursos para atender a agricultura familiar no estado. A Assembleia Legislativa deve votar a lei orçamentária anual de 2015 ainda no mês de março.

Sesau e médicos têm até dia 19 para rever escala de plantões dos hospitais públicos

foto: Ronaldo Mitt



Flávio Herculano - ascom MPE/TO

Representantes dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, Poder Judiciário e Defensoria Pública, enquanto órgãos de controle, e da Secretaria Estadual da Saúde, Sindicato dos Médicos (Simed) e Conselho Regional de Medicina (CRM) se reuniram nesta quarta-feira, 11, com a finalidade de encontrar soluções para a falta de cobertura dos plantões médicos nos hospitais da rede estadual.

A insuficiência de profissionais teria se agravado em fevereiro, quando o Simed decidiu, em assembleia extraordinária, orientar os médicos da rede pública a elaborarem escalas que condensem os plantões regulares entre os dias 1 e 20 e a não realizarem plantões extras, que viriam a garantir a cobertura médica no restante do mês. Além disso, foi decidido na assembleia classista que os profissionais deveriam suspender as cirurgias eletivas. A intenção do sindicato seria induzir o Estado a pagar horas extras e produtividade em atraso.

Na reunião, os órgãos de controle informaram que uma decisão classista não pode nortear a elaboração das escalas de plantões médicos dos hospitais públicos. Nesse sentido, foi definido que o secretário estadual da Saúde, presente à reunião, em conjunto com os médicos, tem até o dia 19 para elaborar novas escalas de trabalho de todos os hospitais públicos, considerando todos os serviços e especialidades médicas. Caso haja profissionais que se neguem a cumprir a escala de plantões regulares, seus nomes devem ser informados ao MPE, MPF e DPE.

Caso a decisão de reelaborar as escalas seja descumprida, o secretário e os médicos podem responder nas esferas administrativa, civil e até criminal.

Também ficou definido que o Simed deve rever as orientações que prestou aos médicos no que se refere à suspensão dos plantões extras e da produtividade, à confecção de escalas condensadas de trabalho e à suspensão dos procedimentos eletivos. A justificativa é de que não cabe aos profissionais médicos tomarem essas decisões, que são de cunho administrativo e devem ser pautadas pela qualidade e pela integralidade na prestação dos serviços de saúde, não por interesses classistas.

Ficou definido, também, que o secretário da Saúde deve realizar uma consulta aos Tribunais de Contas do Estado e da União, bem como ao Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus), relacionada ao pagamento de plantões extras no Estado.

Ainda, foi cobrado que o CRM se posicione oficialmente, sob o ponto de vista ético, quanto às decisões de suspender cirurgias eletivas, plantões extras e produtividade, bem como quanto à atitude de confeccionar escalas de trabalho condensadas.

Por parte dos órgãos de controle, participaram da reunião os Promotores de Justiça Maria Rosely de Almeida Pery, Ceres Gonzaga Rezende e Edson Azambuza; o Procurador da República Fernando Alves de Oliveira Júnior; e o Defensor Público Artur Luiz Pádua Marques e a coordenadora do CEMAS-TO/CNJ, Juíza Milena de Carvalho.

Em greve, policiais civis fazem mutirão de doação de sangue e recebem apoio

foto: divulgação

Residente do Sinpol-TO, Moisemar Marinho, recebe ofício assinado por todos os vereadores de Lagoa do Tocantins em apoio ao movimento da categoria


Daniel Machado - ascom Sinpol/TO


Durante mutirão de doação de sangue, policiais civis recebem apoio ao movimento de greve Policiais civis de Palmas em greve iniciaram o dia de paralisação com um mutirão solidário. Eles se reuniram na manhã desta quinta-feira,12, no Hemocentro da Secretaria de Estado da Saúde para doação de sangue e testes de doadores de medula. Dezenas de policiais participaram do ato, que também vem ocorrendo em cidades do interior do Estado.

Para o presidente do Sinpol-TO (Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins), Moisemar Marinho, a iniciativa é uma forma de, no momento de reivindicação, unir ainda mais a categoria em benefício da sociedade. "É mais um ato que realizamos, solidário e que visa unir ainda mais a categoria, sensibilizando e colaborando com a população das mais diferentes formas."

Durante a mobilização o comando de greve recebeu manifestção oficial de apoio ao movimento de greve da Câmara de Vereadores de Lagoa do Tocantins. O ofício, de número 002/2015, foi entregue pelo presidente do Legislativo da cidade, Petion Corado, a Moisemar e demais membros da categoria.

Assinado por todos os nove vereadores da Casa, eles dizem apoiar "todas as reivindicações adquiridas por direito líquido e certo garantido por lei estadual e revogada arbitrariamente por decreto do Executivo, desrespeitando, além das categorias de profissionais os parlamentares que votaram na valorização destes servidores que dão a vida em prol da comunidade tocantinense".

Para Moisemar Marinho, a iniciativa da Câmara de Lagoa do Tocantins reforça o sentimento, segundo o qual, a categoria busca exclusivamente o direito adquirido. "Esse apoio, como muitos outros que estamos recebendo, é um reforço muito importante para o nosso movimento. No documento está explícito e com toda a clareza e razão: nosso direito é líquido e certo e foi retirado por meio de decreto", declarou.

A greve


Os policiais entraram em greve após aguardar, e não receber, uma proposta sequer da administração estadual para o cumprimento da lei 2.851/2014, que teve seus efeitos suspensos por decreto do governador Marcelo Miranda. A lei regulamenta conquista histórica dos policiais civis, com o alinhamento da carreira de cerca de 1,3 profissionais. O alinhamento foi promovido pelo próprio governador Marcelo Miranda em 2007, na sua penúltima gestão. Porém, só foi regulamentação da conquista se arrastou por todos os governos seguintes e só veio a ocorrer em abril do ano passado, para ter efeitos financeiros parcelados em quatro vezes a partir de 2015. A parcela de 2015 do alinhamento corresponde a apenas 1% da folha de pagamento do Estado."

SISEPE-TO protocola ação na Justiça cobrando fim das nomeações no Governo

Antonio da Luz – Assessoria de Comunicação SISEPE-TO



Comunicação Sisepe/TO

O Sindicato dos Servidores Público no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) entrou com uma Ação Ordinária com Antecipação de Tutela, contra o governador Marcelo Miranda onde pleiteia o fim das nomeações para cargos comissionados até que todos os direitos dos servidores, suspensos pelo governador, sejam reestabelecidos.

Na ação o SISEPE-TO argumenta que, ao tomar posse o governador Marcelo Miranda editou decretos que anularam suspendem diretos adquiridos de centenas de servidores, como progressões e promoções previstas dentro do Plano de Cargo, Carreira e Remunerações (PCCR) dos servidores.

Para adotar tais medidas o Governo do Estado alegou a concessão dos diretos foi feita sem a devida previsão orçamentária e disponibilidade financeira e que o Estado ultrapassou o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O presidente do SISEPE-TO, Cleiton Pinheiro, diz que ao mesmo tempo que suspende anula direitos adquirido dos servidores, o governador Marcelo Miranda, faz, todos os dias, centenas de nomeações para cargos comissionados de maneira indiscriminada, o que vem contradizer as alegações do governador para suspender os direitos. “Se o Estado está com gastos com pessoal acima do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, então ele deve parar, imediatamente de nomear cargos comissionados até que os Estado se adeque à LRF e que todos os direitos adquiridos dos servidores sejam reestabelecidos”, sustenta o presidente do SISEPE-TO.

Cleiton Pinheiro argumenta também que o Governador Marcelo Miranda apenas retirou os direitos já concedidos aos servidores por meio de leis e decretos. “No entanto o governador não dá o exemplo e não adota qualquer medida para solucionar o problema do excesso de gastos com a folha de pagamento. Muito pelo contrário: todos os dias faz nomeações para cargos comissionados, em sua maioria para cargos de assessoria especial”, destaca o presidente do SISEPE-TO. 

Novo uniforme para equipe feminina municipal de limpeza urbana é apresentado

foto: Secom


Redação - Secom Palmas

Cerca de 600 mulheres da equipe municipal de limpeza urbana deverão contar com um novo uniforme no segundo semestre deste ano. A nova vestimenta, escolhida pelas servidoras, foi apresentada na manhã desta quinta-feira, 12, durante o evento “Momento Mulher”, organizado pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.

O evento contou com um desfile comandado pelo prefeito Carlos Amastha, que na ocasião apresentou três modelos criados pela estilista Kassandra Valduga com a proposta de dar um toque feminino na vestimenta das agentes de serviços gerais.

Durante o desfile foram apresentados três modelos, sendo o primeiro um tradicional com referência no uniforme atual, propondo novas cores e aplicação da faixa reflexiva na vertical para alongar a silhueta. O segundo modelo apresentado modernizou o uniforme atual, elaborado em dois tons de azul, propondo elementos com faixas laterais que ajudam a delinear a silhueta.
O terceiro modelo, e o escolhido pelas servidoras, foi inspirado nas roupas esportivas das seleções femininas. Com cores vibrantes e além de tons de azul, um toque de pink, que é feminino. O uniforme é composto de calça, camiseta e jaqueta com zíper. O modelo esportivo traz como acessórios o boné e a bolsa tipo carteiro.
Segundo Amastha, as mulheres trabalham diuturnamente em um serviço pesado e não conseguiam se identificar com os uniformes utilizados. “Queríamos que elas se sentissem confortáveis, e assim mostrarmos o nosso agradecimento ao trabalho realizado por elas em nossa cidade”, explicou o prefeito, revelando que além de mais femininos, eles continuam funcionais, proporcionando conforto.
Logo após o desfile, a servidora Carla Fernandes foi homenageada, recebendo das mãos do prefeito placa de homenagem e flores.

Palestra
Antes do desfile, o prefeito Amastha ministrou uma palestra motivacional para os presentes, falando um pouco da sua trajetória como um empreendedor, incentivando-os a buscar o caminho do sucesso pessoal, que, segundo o gestor, não consiste apenas na sorte, mas no planejamento, persistência e muito estudo.”E vocês não imaginam como são importantes para o desenvolvimento de nossa cidade, para que ela se torne cada vez melhor, e por tudo isso, só temos a agradecer”, ressaltou ele durante a palestra.
O evento realizado, em continuidade à programação “Palmas e suas lindas”, contou ainda com café da manhã para os servidores da Infraestrutura.  

Cia Art’Sacra cancela a realização da Paixão de Cristo 2015

foto: divulgação


Cinthia Abreu/ Ascom


Após 12 anos ininterruptos, a edição deste ano do espetáculo teatral Paixão de Cristo, realizado pela Cia Art’Sacra, será cancelada. Considerada a maior produção teatral do Tocantins e uma das maiores do País, a peça teatral reúne anualmente cerca de oito mil pessoas para prestigiar o evento e cerca de 300 pessoas no elenco e equipe de produção. Porém, por falta de apoio, não será possível a realização do evento neste ano. Esta seria a 13ª edição do espetáculo teatral sacro, com estreia prevista para o dia 3 de abril, no estádio Nilton Santos.

De acordo com o presidente da Art’Sacra e diretor do espetáculo, Valdeir Santana, a equipe já havia selecionado os atores, os ensaios já tinham se iniciado e algumas propostas de apoio já estavam sendo firmadas, desde novembro do ano passado. Porém, nada concretizou-se, até esta quinta-feira, 12, 22 dias antes da data de realização do evento. “A estrutura que preparamos no estádio Nilton Santos é muito grande. A empresa responsável precisa começar com bastante antecedência, já está muito em cima da data e não tivemos nada concreto firmado quanto a patrocínio, por isso, é necessário cancelar”, expressa o presidente.

Ainda segundo o Valdeir, foi cogitada pela Prefeitura de Palmas a possibilidade de alguns trechos da Paixão de Cristo serem apresentados na programação oficial de Páscoa da cidade, o que também não confirmado pela direção da Art’Sacra. “A presidente da Fundação Cultural de Palmas (Eliane Campos) se mostrou muito interessada em contribuir com o evento e em contar com a nossa participação no evento da Prefeitura, mas não temos mais condições de aguardar respostas, infelizmente teremos de cancelar”, pondera.

Equipe
Contando com cerca de 300 pessoas, a equipe de elenco e produção é formada por voluntários. O ator e humorista Hitalon Bastos descreve o seu sentimento como de indignação e revolta. “Temos um espetáculo tão bonito, tão bem feito, procuramos o poder público com antecedência, mas não tivemos tipo nenhuma resposta até o momento, é revoltante”, delclara.

O ator Guilherme Antônio está na Companhia desde a primeira edição da Paixão de Cristo, quando ainda era realizada em formato menor, na Igreja Dom Orione. Ele compartilha do sentimento de frustração dos demais integrantes do grupo. “Já que estamos na Capital da Fé, como se diz, que fé essa que não vai à frente para garantir a realização desse evento que é parte do calendário oficial da cidade? Estou me sentindo me sentindo muito triste”, diz.

Membro da equipe de produção, Fabiana Miranda relembra o esforço e expectativa da equipe para a realização do espetáculo deste ano. “É um sentimento de tristeza e decepção porque a gente já vem há alguns meses se preparando e as pessoas vão criando uma certa expectativa. A notícia é frustante porque esta é a maior celebração cristã. A falta desse apoio nos faz questionar se realmente estamos vivendo na Capital da Fé”, revela.

História

A Cia foi fundada em 16 de maio de 2005 por um grupo de jovens apaixonados pelo teatro e que sempre atuavam nas apresentações sacras onde dramatizavam passagens dos Evangelhos e outras temáticas para reflexões litúrgicas e formações sócio-educativas na Paróquia Dom Orione em Palmas – Tocantins. A Cia de Teatro Art´Sacra recebeu o reconhecimento do poder público estadual, através da Fundação Cultural do Estado do Tocantins em maio de 2010, que concedeu ao espetáculo teatral sacro da Paixão de Cristo, evento Cultural do Estado, pelos seus trabalhos realizados na área de teatro e formação. Tal reconhecimento ressalta a sua importância na sociedade como uma entidade que fomenta a cultura sacra e popular e colabora desta forma com a formação cultural do Estado do Tocantins.

Escolinha Nilton Santos amplia atendimentos à comunidade

Washington Luiz / ascom Seelj



ascom - Seelj


A partir de agora, jovens com idade entre 16 e 17 anos também poderão integrar a equipe da Escolinha de Futebol Nilton Santos, unidade do Governo do Estado, com sede na 407 Norte (antiga Arno 43). Até então, o projeto social atendia apenas na faixa etária dos 7 aos 15 anos. 

A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Seelj), que administra a unidade, decidiu ampliar os atendimentos aos alunos de escolas públicas, atendendo reivindicação dos pais de muitos dos ex-alunos que, por estarem com 16 ou 17 anos, não estavam frequentando mais os treinamentos, porque a idade estava limitada a 15 anos.

Para matricular os jovens, os pais ou responsáveis deverão apresentar os seguintes documentos: declaração da escola, cópia do comprovante de endereço, cópia da Certidão de Nascimento ou Identidade e duas fotos 3x4 recentes. 

Para os alunos que já estavam matriculados e, portanto, possuem cadastro na Escolinha, deverão apresentar apenas comprovante de residência, caso tenha mudado de endereço, e a declaração escolar.

Torneio Início

Após a interrupção por causa da forte chuva no final de semana passado, o Torneio Início da Escolinha Nilton Santos terá continuidade neste sábado, 14, e domingo, 15, com jogos de futebol society nas categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15.

Participam do evento de confraternização das novas turmas da Escolinha Nilton Santos, os alunos da casa, do 1º Batalhão da Polícia Militar e Escolinhas do Fluminense e do Flamengo. As equipes campeãs e vices serão premiadas com medalhas e troféus.

A disputa começará às 8 horas, com jogos em dois campos da escolinha, e se estenderão até domingo quando serão realizadas as finais pela manhã e as premiações aos primeiros colocados.

 O evento é uma realização do Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, com apoio de diversos órgãos públicos, entidades esportivas e iniciativa privada, tais como:

  •       Secretaria de Educação,
  •      Secretaria da Comunicação,
  •      Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins.
  •      Polícia Militar do Estado do Tocantins,
  •      1º Batalhão da Polícia Militar do Tocantins,
  •      Secretaria Municipal da Saúde,
  •      Fundação Municipal de Esporte e Lazer,
  •      Escolinha do Flamengo, Escolinha do Fluminense,
  •      Associação Desportiva Teotônio Segurado,
  •    Escolinha de Iniciação Esportiva do 1º BPM,
  •   Federação Tocantinense de Futebol 7 Society,
  •   Federação Tocantinense de Beach Soccer,
  •    Liga Palmense de Futebol 7 Society,
  •   Associação dos Oficiais de Arbitragem do Estado do Tocantins,
  •  Associação de Atletismo Chegando na Frente,
  •   Casa São Paulo,
  •  Fragata Lavajato;
  •   Quartetto Supermercados – Região Norte e
  •     Supermercado União – Quadra 1106 Sul.

Com novos membros Conselho de Relações do Trabalho promete gestão proativa

foto: Sandro Souza -ascom



ascom - Setas/TO


Foram empossados na tarde dessa quinta-feira, 12, os novos membros do Conselho de Relações do Trabalho (Coert) indicados pela bancada do governo para o período de 2015 a 2019. Na primeira reunião anual do Conselho também foi definida a agenda de encontros ordinários para 2015 e apresentado o relatório final da administração do Sistema Público de Emprego Trabalho e Renda referente a 2014.


De acordo com o presidente do Coert e superintendente regional do Mistério do Trabalho, Celso César da Cruz Amaral, a proposta do Conselho para 2015 é uma ação mais proativa. “Vamos buscar as informações sobre questões orçamentárias, a forma como os recursos têm sido aplicados e avaliar a sua eficiência”, disse Celso César. Outra meta do Conselho é participar mais ativamente da execução de projetos evitando os atrasos de processos que muitas vezes levam à devolução de recursos.

O subsecretário do Trabalho e Assistência Social, Alfredo Branchina, defendeu a importância da participação dos conselhos, instituições privadas e órgãos públicos ligados às questões do trabalho na gestão das políticas públicas. “Nós temos uma grande deficiência de capacitação no Tocantins, em contrapartida, devido ao nosso potencial logístico as Empresas estão vindo para Estado. Nosso objetivo é unir forças e dar ao trabalhador tocantinense condições de garantir emprego e uma renda melhor”. Explica o subsecretário.

Sobre o Coert

O Conselho Estadual de Relações do Trabalho é constituído por representantes do governo, trabalhadores, e empregadores. Tem o objetivo de formalizar a participação da sociedade organizada na administração do Sistema Público de Emprego Trabalho e Renda, em nível estadual e acompanha a destinação e aplicação de recursos financeiros oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Os recursos do FAT são destinados ao Programa de Intermediação de Mão – de – Obra, Programa de Seguro Desemprego e Programa Estadual e Territorial de Qualificação Profissional do Trabalhador. Serviços executados na Setas através do Sine.

Conselheiros Empossados

Carlos Pereira Mota Milhomem da Silva – Sintraposto
Eliardo Rodrigues dos Santos – Unitins
Izabel Ferreira Mendes – Sedetur
Leonel Brizola Seixas – Seplan
Marcondes Martins Gomes de Oliveira – Sedetur
Sirlene Maria Souza Ferreira – Seplan
Suami Freitas Matos – Setas
Oswaldo Hugo Sanders Morais – Setas
Sônia Maria de Souza – Unitins
Valmir Pinheiro Alves Correia Neto – Seduc

Agenda de reuniões ordinárias 2015

09/04 – quinta-feira - 14h
11/06 - quinta-feira - 14h
13/08 - quinta-feira - 14h
08/10 - quinta-feira - 14h
10/12 - quinta-feira - 14h

Araguaína Sul recebe drenagem com tubos de tecnologia moderna

foto: Leila Mel - ascom

        Nesta etapa, um total de dez ruas receberá a nova tubulação PEAD que tem durabilidade de até 75 anos


Weberson Dias - ascom Araguaína


Esta semana, a Prefeitura de Araguaína reiniciou a construção do sistema de drenagem pluvial profunda no Setor Araguaína Sul, a fim de dar vazão às águas da chuva. Duas frentes de serviço estarão na região para assentar os tubos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD). Os trabalhos iniciaram pelas avenidas mais movimentadas: Guaíba e São Francisco. Um total de dez ruas do setor será beneficiado nessa primeira etapa da obra.

As ruas que fazem parte do primeiro lote são: Guaíba, São Francisco, Pau Brasil, Craviúnas, Goiabeiras, Amoreiras, Palmeiras, Faias, Frei Caneca e Ouro Preto.Esta semana o prefeito Ronaldo Dimas solicitou à construtora que executa a obra e atenda ao requisito de assentar o PEAD na profundidade da altura do tubo e mais 60 cm acima.

Nesta fase, serão instalados mais de 530 metros da rede de drenagem que vai atender à comunidade do setor. Vale destacar que os tubos são de 1.500 mm, o que significa dizer que o tamanho da abertura da tubulação vai dar vazão a maior quantidade de água e drenar a região.

Através do Ministério das Cidades e contrapartida da Prefeitura serão investidos quase R$ 2 milhões na obra, que contemplará o bairro posteriormente com pavimentação, recapeamento e restauração do pavimento já existente.

O segundo lote da obra está previsto para começar ainda este ano. “Com os serviços vamos prevenir contra alagamentos e garantir estabilidade no pavimento após as chuvas. Como gestor, é gratificante saber que estamos proporcionando aos araguainenses obras tão esperadas”, destacou Dimas.

PEAD
O PEAD é altamente resistente e possui durabilidade de até 75 anos. Os tubos substituem outros materiais da indústria, como concreto e a cerâmica, e moderniza o sistema de saneamento, drenagem, águas pluviais e manejo de fluidos à base de água em geral. Somente nesta gestão, foram realizados quase cinco mil metros utilizados nas obras do Parque Cimba, na Via Lago e no Araguaína Sul.

Hospital Geral de Palmas conta com mais 44 voluntários hospitalares


foto: Sandra Leitão/Sesau
Hospital Geral apoia e humaniza o atendimento com o apoio de voluntários


Ana Paula Gomes/Núcleo Saúde



O Curso de Voluntário oferecido pelo setor de humanização do Hospital Geral de Palmas (HGP) capacitou mais 44 novos voluntários hospitalares. Atualmente, o HGP conta com 153 voluntários que percorrem as enfermarias do hospital realizando visitas a pacientes e acompanhantes por meio de contato cordial e acolhedor.



O curso, que acontece duas vezes por ano, tem objetivo de capacitar pessoas para o exercício de voluntariado hospitalar, contribuindo com a melhoria na qualidade das visitas, bem como com a prevenção de cuidados hospitalares.



De acordo com a assistente social Sandra Leitão, durante o curso, o interessado tem a oportunidade de conhecer os critérios e características para ser voluntário no HGP, ainda recebe orientações básicas de cuidados com a infecção hospitalar, legislação e procedimentos para o cadastramento.  “Além desse conhecimento, os voluntários colaboram com produtos de higiene pessoal, que são doados aos pacientes e acompanhantes. Nesta edição foram arrecadados muitos produtos como sabonete, creme dental, pentes, escovas dentais, desodorantes, barbeadores, shampoo e outros”, contou.



Para Raimundo Nonato Sampaio, o curso é essencial para o aprendizado sobre os critérios utilizados no HGP e que precisam ser obedecidos para a atuação no ambiente hospitalar, com prudência e respeito ao próximo. “Um dos motivos que me levaram a querer ser um voluntário no HGP é a vontade de compartilhar a solidariedade, conforto e levar a esperança aos pacientes, familiares e profissionais da saúde, através do apoio espiritual e a vivência na palavra de Deus”, destacou.



Os interessados que desejam participar da próxima capacitação ou realizar doações devem procurar o setor de Humanização do HGP através do 3218 7898.

Nelito Vieira Cavalcante assume superintendência do Procon

foto: Miller Freitas



Maria José Batista - ascom Sec. Defesa Social/TO


O engenheiro agrônomo e advogado Nelito Vieira Cavalcante assumiu nessa quinta-feira, dia 12, em Palmas, a superintendência do Procon, órgão defesa do consumidor vinculado à Secretaria de Defesa e Proteção Social  (Sedeps). Cavalcante foi apresentado aos servidores do órgão pela titular da pasta, Gleidy Braga, que na oportunidade defendeu a autonomia administrativa e financeira do órgão.

O novo superintendente se declarou surpreso com o convite do governador Marcelo Miranda, mas se disse satisfeito por lhe ser confiado o que considera um desafio. “Vamos estimular o trabalho em equipe para atender ao clamor da sociedade pela defesa de seus direitos. As pessoas querem e precisam ser ouvidas”, disse Cavalcante. Neste sábado, 14, o superintendente participa de debate sobre os direitos do consumidor em alusão ao Dia Mundial do Consumidor, que será comemorado no próximo domingo, 15.

Perfil

Graduado em Engenharia Agronômica e Direito, Nelito Vieira Cavalcante tem vasta experiência em gestão pública. Foi servidor de carreira do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) tendo atuado em regularização fundiária na região do Bico do Papagaio, no então Norte de Goiá,s a partir da década de 1970. Com a criação do Tocantins, em 1989, se radicou no novo estado, onde foi presidente do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), da Agência de Desenvolvimento do Tocantins (AD-Tocantins) e da Agência Tocantinense de Regulação e Fiscalização dos Serviços Públicos (ATR).

Palestra sobre legislação para cultivo de abacaxi reúne dezenas de produtores rurais e estudantes em Araguatins

foto: divulgação



Welcton de Oliveira - ascom Adapec/TO


Com o objetivo de informar estudantes e os produtores rurais, sobre a nova legislação para plantio e comércio de abacaxi no Tocantins, a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins – Adapec, em parceria com o Ruraltins, Instituto Federal do Tocantins – IFTO de Araguatins e Ministério da Agricultura reuniu cerca de 100 pessoas, na manhã desta quinta-feira, 12 de março, no auditório do Campus do IFTO de Araguatins, para orientá-los sobre a Instrução Normativa/Mapa nº 43/2013 que estabelece normas para produção e comercialização de propagação de Abacaxizeiro.

Segundo a inspetora agropecuária da regional da Adapec de Araguatins, Erica de Mendonça Caetano, os produtores receberam informações sobre como devem proceder para regularizarem a produção e venda de mudas de abacaxi, conforme exige a legislação. “Todos os produtores de abacaxi foram orientados a regularizarem perante o Ministério da Agricultura, pois o prazo para se adequarem encerra em setembro deste ano,” disse Erica.

O senhor Antônio Carlos Feitosa, 53 anos é produtor de abacaxi do Projeto de Assentamento Petrônio, no município de Araguatins, ele participou da palestra e disse que como já produz a fruta e vende na região, as informações prestadas pelas instituições foram de grande importância para os produtores, e vão ajuda-lo a prevenir que entre doenças na plantação por meio de mudas sem certificação.

O cultivo de abacaxi na região do bico do papagaio está em fase inicial, e possui uma importante característica que é a produção feita por pequenos produtores rurais e associações, sendo que a maioria destes se concentra no município de Araguatins. A Adapec mantém uma equipe de inspetores e fiscais agropecuários na região que fazem o acompanhamento sanitário da produção, desde o plantio até a comercialização das frutas para garantir que não haja entrada de doenças e pragas na plantação.