Google+ "mediaBlog": 03/06/15
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 6 de março de 2015

Mulheres contribuem para o crescimento do Tocantins e fazem história

foto: Manoel Lima - Secom
Cláudia Lelis é a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-governadora do Estado do Tocantins

Com profissionalismo, dedicação e amor, mais de 26 mil mulheres servidoras públicas trabalham para que o Estado do Tocantins se desenvolva. São professoras, administradoras, jornalistas, advogadas, copeiras, policiais e tantas outras que contribuem para o crescimento do Estado e fazem história por onde passam com suas competências e, especialmente, com a maneira de manter as relações pessoais.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Governo do Estado homenageia as 26.626 servidoras e as tocantinenses, através de cinco mulheres que ocupam cargos na gestão estadual, são elas: Cláudia Lelis, vice-governadora; Elizângela Glória, reitora da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins); Gleidy Braga, secretária de Defesa e Proteção Social; Luzimeire Carreira, secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; e a tenente-coronel Patrícia Rodrigues, secretária do Trabalho e Assistência Social.


Cláudia Lelis

Primeira mulher a ocupar o cargo de vice-governadora do Estado do Tocantins, Cláudia Lelis conta ter muito orgulho em fazer parte do Governo e ser a voz da mulher tocantinense - mulheres guerreiras por natureza. “Este dia 8 de março é um momento para fortalecer a importância do compromisso do Governo do Estado com ações e políticas de apoio às mães trabalhadoras que precisam encontrar no poder público ajuda e proteção”, pontuou.

 Cláudia também é mãe e relata como concilia a vida familiar e a profissional. “Conciliar vida familiar e profissional é fundamental para que ambas tenham sucesso. A base familiar é essencial na formação dos filhos e, para isso, busco conciliar meus compromissos profissionais com minha rotina familiar. Não é tarefa fácil, mas tenho conseguido acompanhar o desenvolvimento diário do meu filho mais novo, João Pedro, de oito anos, e também das minhas três filhas”, afirma. A vice-governadora diz que conta com profissionais que ajudam muito e que tem todo o apoio do esposo, Marcelo Lelis. “Ele contribui com toda sua experiência profissional nos assuntos relacionados ao trabalho e auxilia em todas as atividades familiares como pai exemplar. Somos um grande time onde disciplina, gratidão e amor ao próximo são essenciais”.


Elizângela Glória

A reitora da Unitins, Elizângela Glória, é natural de Santa Tereza do Tocantins e graduada em Serviço Social. Foi a primeira pessoa de sua família materna a ter um diploma de ensino superior, no entanto, o sonho de ser professora estava no seu imaginário desde criança. Em 2009 ela se tornou professora da Unitins. “Sou professora por acreditar que a educação é capaz de mudar o ser humano e que o ser humano é capaz de mudar o mundo. Sou assistente social por acreditar que neste mundo não tem nada pronto e acabado, pois tudo é construído e reconstruído a partir das nossas relações subjetivas, intrafamiliares e sociais”, garante.
foto: Tharson Lopes -  Secom 
Elizângela afirma que sempre lutou pela universidade e continuará lutando enquanto gestora. “Eu acredito na Unitins, no Estado do Tocantins, que a universidade tem um potencial enorme e que tem condição de contribuir efetivamente no desenvolvimento do Estado na área educacional, social, cultural e política; e que tem como finalidade precípua o fortalecimento do desenvolvimento do Estado a serviço da sociedade tocantinense”. Mesmo ocupando o cargo máximo da Universidade, Elizângela continua ministrando aulas. “Eu me realizo enquanto pessoa e profissional. Acredito também que os estudantes são a razão de ser da universidade e, por isso, não consigo me desvincular da sala de aulas”, disse.


Gleidy Braga

Nascida em um lar político, Gleidy Braga, secretária de Defesa e Proteção Social, é natural de Dianópolis e também é uma das mulheres que lutam para desenvolver o Tocantins, engajada em causas sociais e, principalmente, no movimento de mulheres. Como resultado desse envolvimento nas causas das mulheres, foi superintendente da Mulher, Direitos Humanos e Equidade do município de Palmas, assessora técnica da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República, conselheira nacional dos Direitos da Mulher e membro do Grupo de Trabalho Interministerial de Elaboração do 2° Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

foto: Tharson Lopes -  Secom
Aos 32 anos, Gleidy, é a primeira mulher a ocupar o cargo de secretária de Estado da Defesa e Proteção Social, com um perfil focado nos direitos humanos, na prevenção, proteção e defesa. Conta que seu trabalho será destinado para assegurar os direitos das pessoas que estão privadas de liberdade, como também da comunidade LGBT, das mulheres, das comunidades quilombolas e dos indígenas. “Para mim, é uma oportunidade única, com essa trajetória, estar à frente da Defesa e Proteção Social. Eu vou me esforçar e dar tudo de mim para alcançar as metas que o governador Marcelo Miranda colocou como prioritárias”, destaca.


Luzimeire Carreira

Formada pelo primeiro curso de engenharia ambiental do Brasil, em 1997, Luzimeire Carreira, nascida em Porto Nacional, é a atual secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e ressalta que trabalhou e se dedicou muito para se destacar na sua profissão. “Eu comecei a trabalhar muito cedo e sempre tive a consciência da importância do desenvolvimento do meu lado profissional. Para isso, sempre me cobrei muito, me dediquei e desempenhei minhas funções da melhor forma possível”, frisa. Luzimeire diz ainda que conciliar o trabalho com a família, com o cuidar dos filhos e da casa é complicado, no entanto, sempre busca desempenhar muito bem o seu papel como mãe e como esposa. “Eu me cobro muito essa responsabilidade, mas é tudo muito prazeroso, não tem nenhum lado que eu gostaria de deixar de fazer”, ressalta.
foto: Frederick Borges - Secom 
Luzimeire fala que os desafios encontrados por ela ao assumir a pasta do Meio Ambiente e Recursos Hídricos são muitos e que o objetivo maior é fazer com que do Estado tenha uma política realmente sustentável, pensando no futuro, e que só assim o Estado vai se desenvolver, baseado na sustentabilidade do ponto de vista econômico, social e ambiental.



Tenente coronel Patrícia Amaral

Há 25 anos fazendo parte da Polícia Militar do Estado do Tocantins, a tenente coronel Patrícia Amaral, agora ocupa o cargo de secretária do Trabalho e Assistência Social e conta que a afinidade com as causas sociais e assistenciais surgiram quando ainda era auxiliar de enfermagem na capital goiana. “Antes de entrar na polícia, eu fazia curso de Enfermagem lá em Goiânia e já trabalhava no Hospital Araújo Jorge como enfermeira assistente. Lá, eu já cuidava, já zelava, já tinha aquele carinho em acompanhar não só o paciente, mas também a família, que muitas vezes precisava de mais atenção”, relata.

 foto: Sandro Borges - Secom
Patrícia destaca que a assistência social no Estado está embasada em programas, projetos e metas a serem cumpridas. Ao ser indagada sobre o desafio que tem pela frente, a secretária reforça que as ações são prioritárias não só para a pasta, mas para o Governo. “A missão não é só minha, é também do nosso governador Marcelo Miranda e da nossa primeira-dama Dulce Miranda, principalmente porque nós sentimos que o Estado carece dessa atenção e desse cuidado”, afirma.

Representantes femininas

O Tocantins tem grandes mulheres representando o povo na esfera parlamentar. Na AssembleiaLegislativa, são elas: Amália Santana, Luana Ribeiro e Valderez Castelo Branco. Já na Câmara Federal, Dulce Miranda, que também é primeira-dama do Estado; Dorinha Seabra, e Josi Nunes. No Senado, e agora ocupando o cargo de ministra da Agricultura, Kátia Abreu, primeira tocantinense a ocupar cargo tão relevante.

Com estádio Resendão revitalizado, Gurupi estreia contra Tocantins de Miracema

foto: Rafael Chaves - Secom

Clifton Morais - Secom Gurupi

O Gurupi Esporte Clube estreia no Campeonato Tocantinense neste sábado (07),  no estádio Resendão, totalmente revitalizado pela Prefeitura de Gurupi, para um campeonato bonito e vitorioso.

A expectativa segundo o presidente do time, Wuilson Castilho é receber pelo menos 1500 torcedores no estádio Resendão, no jogo contra a equipe do Tocantins de Miracema.

“A Capacidade do estádio, é para 2600 torcedores, se a casa estiver cheia melhor ainda. Por isso pedimos a participação de todos, nesse primeiro jogo que vai ser fundamental para o ponta pé inicial da competição”, disse o presidente.

Estádio reformado
Para o inicio da competição, a Prefeitura de Gurupi, Governo do Tocantins e  outros  parceiros se empenharam para que o Resendão recebesse uma nova estrutura para o  inicio da  competição.


Segundo o Secretário de Esporte e Juventude de Gurupi, Sergio Marques Soró, o estádio Resendão é uma das principais sedes para jogos importantes do campeonato Tocantinense, por isso precisa de uma boa estrutura.

“Para se ter uma ideia, nós fizemos uma revitalização geral, nova pintura em todo o estádio, nas arquibancadas, dentro dos vestiários e nas cabines de trabalho dos jornalistas e narradores. Além do gramado que foi cortado e recebe manutenção diariamente” disse o secretário Sergio Soró.

Competição

O Camaleão do Sul ocupa atualmente o 84º lugar entre os 783 times profissionais do Brasil, segundo informações da CBF. O Gurupi esporte clube, fundado em 1988, é Penta Campeão Tocantinense e agora luta pelo Hexacampeonato.  
 Além das disputas em campeonatos estaduais, o time também já participou de algumas competições nacionais. 

Novas nuances no projeto Educar Arte chegam ao hall de entrada da Seduc

foto: Elias Oliveira - Seduc
Shirley Biângulo é a artista expositora do mês de março.
Jornalismo Seduc-TO

O mês de março será a estação das flores para os frequentadores da sede Secretaria Estadual da Educação (Seduc). A exposição do projeto “Educar Arte” desse mês traz as telas da servidora Shirley Biângulo. O trabalho fica exposto no hall da Secretaria da Educação até o dia 31 deste mês.

Segundo Shirley, proporcionar alegria e tranquilidade às pessoas é o intuito dessa exposição. “Traços leves e telas românticas compõe a minha obra. Gosto de retratar minha relação com a terra e com a natureza”, declarou a servidora.

Ao todo a artista expõe três telas intituladas: duas tulipas vermelhas e antúrios coloridos, com pinturas a óleo sobre tela e também sobre papel canson.

Sobre a artista:

Natural de Crixás de Goiás, Shirley Biângulo reside no Tocantins desde 2001. A artista é graduada em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Há dois anos trabalha na Secretaria Estadual da Educação, atualmente como técnica administrativa. Shirley começou a comercializar suas obras ainda no interior de Goiás, no município onde residiu é difícil entrar em uma casa e não se deparar com uma tela produzida pela artista. O telefone de contato de Shirley é (63) 8424-1631.

O Projeto Educar Arte:

O Educar Arte tem o intuito de fomentar os talentos dos servidores públicos do quadro da Educação, além de proporcionar um ambiente de integração institucional. Durante 30 dias o servidor expõe sua obra artística, por meio de uma intervenção no hall de entrada da Seduc. 

Estudante Natália Rodrigues fala do seu amor pela sanfona

foto: Janair Siqueira - Seduc


Josélia de Lima - Jornalismo Seduc-TO

A estudante Natália Rodrigues de Sousa, 16 anos, deu um novo significado a sua vida de estudante, é uma das componentes da Orquestra Sanfônica Amor Perfeito, da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Vila União. Nesta Semana da Mulher, ela representa milhares de alunas que estão matriculadas na Rede Estadual de Ensino.

Natália era aluna da Escola Estadual Dom Alano, quando os seus primos que estudavam na escola Vila União lhe falaram dos ensaios da Orquestra Sanfônica. Foi conferir um dia de trabalho do professor/maestro Moacir José dos Santos (Zezinho), que lhe deu a primeira oportunidade de ter contato com a sanfona. Natália conta que foi tomando gosto pelo instrumento e pediu aos pais permissão para mudar de escola. Sua mãe, a servidora pública Euranda de Sousa Rodrigues, propôs uma condição, que a estudante teria que tirar notas iguais ou superiores a 9, caso contrário, não aceitaria.


Desafio vencido mudou de escola e hoje é exímia tocadora de sanfona. Os ensaios, viagens e apresentações da orquestra fazem parte da vida de Natália. “Sou uma pessoa muito feliz e não largo a sanfona por nada. Fui aprovada na Escola Militar e no IFTO, mas preferi continuar na escola Vila União, pela oportunidade em participar da orquestra”, contou.

Natália conta que seu talento com a sanfona sensibilizou a todos da família. Seu avô decidiu ajudá-la ainda mais e a presenteou com um instrumento novinho. Mas a jovem mulher revela que estuda muito para cursar direito e ser desembargadora. “Como mulher, olhando para a minha mãe, acho que o maior desafio é construir uma família respeitando os sonhos de cada um”, frisou.

A Orquestra Sanfônica Amor Perfeito teve seu início em agosto de 2012. Além da sanfona, os alunos tocam zabumba, pandeiro, chocalho, meia lua, maracá e triângulo e representam a cultura nordestina com estilos como o xote, xaxado, baião e forró.

Comandante da PM faz balanço positivo de vistoria na Casa de Prisão Provisória de Palmas

foto: Zezinha Carvalho - Secom
 “Era extremamente necessária a entrada da Polícia Militar, nossa meta era retirar todo o material ilícito que estava na unidade”, disse o comandante

Maria José Cotrim / Secom

O comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, Glauber de Oliveira Santos, fez um balanço da intervenção realizada nesta quinta-feira, 5, na Casa de Prisão Provisória de Palmas, durante entrevista coletiva. Na oportunidade, o comandante apresentou as centenas de chuchos, celulares e outros materiais ilegais apreendidos durante a operação nas celas da unidade. Dentre as apreensões, estão ainda chaves, cadeados e até cimento que estavam escondidos no interior das celas. A averiguação e revistas ainda continuam por parte da PM que faz levantamento minucioso em todos os pavilhões.


Na operação, os militares encontraram um túnel de mais de 10 metros de extensão que estava sendo aberto desde a última semana pelos reeducandos.  O buraco foi periciado e já passou por um processo de concretagem, evitando assim, os riscos de fuga em massa.

O comandante explicou que a intervenção foi necessária em razão da paralisação da Polícia Civil, que ocasionou na redução de efetivo na unidade, na suspensão de alguns serviços e até visitas aos detentos. “Era extremamente necessária a entrada da Polícia Militar, nossa meta era retirar todo o material ilícito que estava na unidade”, disse.

O Serviço de Inteligência da PM, que monitora a unidade, constatou a existência do túnel e das armas. Em seguida, agiu imediatamente para zelar pela ordem pública. O comandante relatou os resultados positivos da operação. “Quero parabenizar a todo o efetivo que participou da operação, tudo correu de forma ordeira com colaboração dos detentos,  mantemos a integridade física dos presos para garantir a paz e a ordem social. Cumprimos nosso papel e atribuição constitucional”, frisou.


O comandante ressalta ainda que a corporação está pronta, caso sejam necessárias ações semelhantes em outros presídios do Estado. “Se for preciso, estamos preparados. A Polícia Militar está cumprindo o papel de resguardar a sociedade e a ordem pública”, frisou, ao complementar que a Segurança Pública é uma das prioridades da gestão.

A entrada no presídio tem o respaldo da decisão judicial da desembargadora Maysa Vendramini, que declarou a greve da Polícia Civil ilegal e autorizou a PM a fazer vistorias nas unidades prisionais durante a paralisação. 

A operação

A operação começou às 7 horas desta quarta-feira e contou com a participação de 130 policiais e também bombeiros militares, integrantes do 1° Batalhão de Polícia Militar (BPM) e Companhia Independente de Operações Especiais (Ciop), que realizaram um trabalho planejado em conjunto. Cães farejadores também auxiliaram o trabalho da polícia.
  
A entrada na unidade aconteceu após atrito entre detentos que resultou no encaminhamento de alguns deles para unidades de saúde da Capital, quando foi constatada a posse de armas brancas  pelos presos.

Marcelo Miranda discute construção da Transbananal/TO- 500 com deputado mato-grossense

foto: Lia Mara - Secom
 A interligação do Tocantins com o Estado do Mato Grosso, por meio da rodovia Transbananal (TO-500), foi tema de audiência nesta quinta-feira


Cláudio Paixão/Secom

A interligação do Tocantins com o Estado do Mato Grosso, por meio da rodovia Transbananal (TO-500), foi tema de audiência do governador Marcelo Miranda com o deputado mato-grossense Baiano Filho (PMDB). Durante a audiência, realizada no gabinete do governador nesta quinta-feira, 5, Marcelo Miranda destacou a importância de se buscar estratégias para que o projeto possa se consolidar sem prejuízos ambientais e à população da região.

De acordo o governador, a discussão em torno do projeto de implantação da Travessia Transbananal/TO- 500, que interligará os Estados de Mato Grosso e Tocantins pelos municípios de Santa Terezinha (MT) e Lagoa da Confusão (TO), é uma discussão secular. “Nós sabemos da importância dessa discussão e esse é o momento de aprofundarmos ainda mais, chegando até o governo federal”, disse.

Ainda de acordo com Marcelo Miranda, também é importante discutir o processo de construção com as populações local. “Temos a disposição do governador do Mato Grosso e também a nossa disposição, de discutirmos com os seguimentos organizados da sociedade, as populações indígenas; e juntando tudo isso, temos o que apresentar ao governo federal”, ressaltou.

A visita do deputado estadual Baiano Filho também representou uma aproximação entre os Governos do dois estados. “O que estamos fazendo é o primeiro contato de dois novos governos, com o objetivo de discutirmos as possibilidades de fazermos a interligação definitiva entre esses dois estados. Agora, nós viemos expressar a nossa vontade, e o governador Marcelo Miranda, sendo um visionário, entendeu a importância de trabalharmos fortemente na realização desse projeto”, apontou o deputado mato-grossense.

Transbananal

Entre os principais benefícios a serem conquistados com a construção da Transbananal/TO- 500 para os estados envolvidos, estão o fortalecimento do modal rodoviário - com a criação do Corredor Leste/Oeste; Abertura de novas fronteiras agrícolas e turísticas; expansão demográfica e econômica em toda área de influência do corredor e redução nos custos para produção e retirada da safra.

Executivos do Banco Mundial asseguram apoio ao PDRIS

fotos: Elizeu Correia - Secom
Eric Lancelot disse ao governador e aos secretários que o Estado está em boas mãos e que a intenção do projeto, agora, é avançar nos próximos seis meses


Tom Lima/Secom-TO

O governador Marcelo Miranda se reuniu nesta quinta-feira, 5, com o gerente de Projetos do Banco Mundial, Eric Lancelot, e o especialista em Transporte da instituição, Satoshi Ogita, no Palácio Araguaia, em Palmas. Eles estão em visita ao Tocantins até esta sexta-feira, 6, com o objetivo de identificar os novos gestores das pastas que compõem o Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), desenvolvido pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

O PDRIS é, atualmente, uma das principais fontes de recursos para investimentos no Estado, uma vez que dispõe de 300 milhões de dólares financiados pelo Banco Mundial e a contrapartida de 75 milhões de dólares do Governo, o que totaliza 375 milhões de dólares. O objetivo do projeto é fomentar e melhorar a eficácia do transporte rodoviário e dos serviços públicos em apoio ao desenvolvimento integrado e territorialmente equilibrado do Estado, atendendo, atualmente, 72 municípios tocantinenses.


Acompanhado de titulares de pastas que integram o PDRIS, o governador Marcelo Miranda falou da Agenda Positiva do Governo de captação e retomada de investimentos para o Estado. “Nesse projeto, damos atenção especial às rodovias. Com o PDRIS, certamente, o Tocantins voltará a ser destaque positivo em infraestrutura”, assegurou o governador, mostrando toda a disposição do Governo em ser parceiro do Banco Mundial.

Eric Lancelot disse ao governador e aos secretários que o Estado está em boas mãos e que a intenção do projeto, agora, é avançar nos próximos seis meses. Em outubro, representantes do banco retornam ao Estado para tratar, novamente, da questão orçamentária e avaliar a configuração do projeto já no mês seguinte.

“O Tocantins está em dia com esse apoio que o banco oferece em favor de um conjunto de setores para o desenvolvimento sustentável integrado do Estado. O projeto está bem segmentado e dentro da nossa linha de atuação. Trata-se de uma boa parceria e que vem de longas datas. Estamos aqui para reafirmar essa parceria”, avaliou o gerente de projetos.


Aos executivos do banco, o secretário de Educação, Adão Francisco de Oliveira, falou do projeto de Educação Integral. “Esse projeto permitirá que nossas escolas sejam referência em projetos sociais, de formas alternativas e a baixos custos. Nossas unidades educacionais serão bem mais interessantes para os alunos, professores e comunidade”, disse.

Já a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carreira, falou das implementações de Unidades de Conservação (UCs) no Tocantins. “No momento, estamos trabalhando no levantamento fundiário das terras para a fase de intervenções rumo às desapropriações”. Além disso, Meire falou sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos. “Nesse cenário em que alguns estados sofrem com a escassez de recursos hídricos, trabalhamos para garantir a segurança hídrica visando futuras gerações”, avisou.

O secretário da Fazenda, Paulo Afonso Teixeira, explicou a situação financeira do Tocantins e destacou a importância da parceria com o Banco Mundial. “Nossa capacidade de pagamento atual está próxima do limite prudencial, portanto, necessitamos de parcerias como essa”, argumentou. Na mesma linha de argumentação, o secretário de Planejamento e Orçamento, David Torres, justificou que o PDRIS é essencial para o desenvolvimento do agronegócio tocantinense e que o Governo atenderá todas as contrapartidas do projeto.

Sobre o BIRD

Dentro do Banco Mundial, o BIRD é a instituição que proporciona empréstimos e assistência para o desenvolvimento aos países de rendas médias com bons antecedentes de crédito. No Tocantins, são beneficiários do projeto, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o Departamento de Estradas de Rodagens do Tocantins (Dertins), a Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Secretaria da Educação (Seduc), a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedtur) e a Secretaria da Administração (Secad).

Parceiros promovem o ‘Dia D’ da Limpeza para proteção do Lago Azul


foto: Leila Mel - ascom

A ação visa recolher sacos e garrafas plásticas, latas e todo tipo de lixo flutuante às margens do Lago Azul


Weberson Dias - ascom Araguaína

Como forma de consciência social e cidadania, chamando a sociedade para a responsabilidade da preservação e uso do Lago Azul, no próximo sábado, dia 7, a partir das 7h, será realizado o Dia D de Limpeza do lado em Araguaína. A Prefeitura Municipal e a Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), através da comissão permanente de trabalho formada por 20 entidades e órgãos ligados ao meio ambiente, bem como a comunidade em geral, realizarão um mutirão de limpeza do lixo descartado no reservatório da Barragem do Corujão.

Depois da autorização do prefeito Ronaldo Dimas, a empresa Alvorada Energia S.A. iniciou o reenchimento do Lago Azul, um dos principais cartões postais e pontos de lazer de Araguaína.
A grande preocupação é manter o lago limpo, em condições ideais para o uso da população e contribuir para a construção da Via Lago, atrativo cultural e de lazer que visa a democratização do uso do Lago Azul, historicamente restrito às chácaras e propriedades circundantes.


Segundo o secretário do Planejamento, Bruno Rangel, a expectativa é promover a conscientização socioambiental, a partir do recolhimento de cerca de três toneladas e meia de lixo flutuante no local. “A conscientização das pessoas é muito importante. O lago limpo vai proporcionar melhor qualidade de vida e sustentabilidade, a partir de práticas esportivas, lazer, recreação, turismo e educação”, disse Rangel.

A atividade faz parte do Projeto de Revitalização “Lago Mais Azul: eu faço parte!”, que envolvem outras mobilizações como educação ambiental, limpeza da vegetação, plantio de mais de 1.500 mudas às margens do Lago, salvamento das espécies, fiscalização e monitoramento juntamente com a sociedade araguainense e secretarias envolvidas.

Limpeza
A ação conjunta será feita na área da ponte do Setor Lago Sul até as proximidades da Barragem. “Vamos somar nossas forças para que cada entidade dê sua contribuição para o retorno de nosso lago. Ao final, será dada a destinação correta para os materiais coletados que poderão ser reciclados”, disse o secretário, ressaltando que foram intensificadas também a fiscalização em relação aos lançamentos de esgoto ilegal.  “As infrações encontradas serão encaminhadas para a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e Urbanismo para que os responsáveis sejam acionados criminalmente”, disse o secretário.

De acordo com ele, o Lago Azul irá beneficiar as comunidades do Residencial Lago Azul e Parque do Lago, que estão sendo construídos no entorno do lago. “Nossa administração tem trabalhado para democratizar o uso do Lago Azul, pois o lago é um bem público e, portanto, necessita do envolvimento social no que diz respeito à preservação dele e de seus 14 mananciais”, destacou o prefeito Ronaldo Dimas, pontuando a necessidade de promover o bem estar para a sociedade araguainense.

Entre parceiros do projeto estão a Aciara, Alvorada Energia S.A., CIPRA, Corpo de Bombeiros, Diretoria Regional de Ensino, Grande Loja Macônica, Ibama, Lions Club, MP-TO, Naturatins, OAB, ONG Guardiões da Natureza, ONG Naturativa, Prefeitura de Araguaína, Rotary Club, Saneatins/Odebrecht e UFT.

Lago
O Lago Azul é um dos cartões postais de Araguaína e é considerado um dos maiores da região Norte do Estado, com uma área de aproximadamente 2.97km2, 11 km de cumprimento e três de largura. “A volta do Lago representa mais uma importante conquista no uso daquele patrimônio público para atividades que beneficiarão a população araguainense”, finalizou o prefeito. 

Arcebispo se coloca a disposição de policiais para conversar com governador

foto: divulgação Sinpol
Dom Pedro e policiais civis em greve, nesta quinta-feira, 5 de março

Daniel Machado - ascom Sinpol-TO

Comitiva de policiais civis visitou, nesta quinta-feira, 5 de março, o arcebispo de Palmas Dom Pedro Brito Guimarães. O religioso ouviu atentamente todos os detalhes dos motivos pelos quais a Polícia Civil do Tocantins está em greve geral desde o dia 25 de fevereiro.

“Já visitamos a OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins), o arcebispo e várias outras entidades. O nosso movimento sabe da necessidade de não confundir ninguém e de toda a sociedade compreender quais são as nossa reivindicações”, destacou o presidente do Sinpol-TO (Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins), Moisemar Marinho.

Na reunião, o arcebispo fez várias perguntas para entender como começou o processo das conquistas dos policiais civis que foram suspensas por decreto. Dom Pedro, também, se colocou como parceiro dos policiais e disse que vai procurar o governador Marcelo Miranda para que a categoria o Executivo estadual possam, enfim, começar um diálogo com propostas para os policiais. “Vou procurar o governador e tentar intermediar esse contato direto”, salientou o arcebispo, ao manifestar preocupação com a situação.

Os policiais civis lutam contra a suspensão, por decreto, dos efeitos financeiros da lei 2.851/2014, sancionada em abril do ano passado. A lei, resultado de mais de oito anos de negociações com o governo, regulamenta uma conquista de 2007, quando na sua penúltima gestão Marcelo Miranda fez o alinhamento das carreiras da Polícia Civil.

No entanto, ele não regulamentou esse alinhamento, algo que só foi ocorrer em abril de 2014 para ter efeitos financeiros a partir de março de 2015. Ao todo, são cerca de 1,3 mil que foram prejudicada pelo decreto do governador.

Preocupação
As visitas a entidades e autoridades da sociedade vão prosseguir todos os dias. Para o Sinpol, a equipe de comunicação do governo do Estado vem tendo uma postura altamente temerária ao tentar colocar, nos seus materiais de divulgação, a Polícia Militar contra os policiais civis. “Somos polícias irmãs. Sempre trabalhamos juntos pelo bem da população. Mesmo na greve, nós colaboramos com a PM e com o Estado em várias ações. Isso que a equipe de comunicação do governo está fazendo é de uma irresponsabilidade nunca vista no Tocantins”, frisou Moisemar Marinho.