Google+ "mediaBlog": Estudante Natália Rodrigues fala do seu amor pela sanfona
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 6 de março de 2015

Estudante Natália Rodrigues fala do seu amor pela sanfona

foto: Janair Siqueira - Seduc


Josélia de Lima - Jornalismo Seduc-TO

A estudante Natália Rodrigues de Sousa, 16 anos, deu um novo significado a sua vida de estudante, é uma das componentes da Orquestra Sanfônica Amor Perfeito, da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Vila União. Nesta Semana da Mulher, ela representa milhares de alunas que estão matriculadas na Rede Estadual de Ensino.

Natália era aluna da Escola Estadual Dom Alano, quando os seus primos que estudavam na escola Vila União lhe falaram dos ensaios da Orquestra Sanfônica. Foi conferir um dia de trabalho do professor/maestro Moacir José dos Santos (Zezinho), que lhe deu a primeira oportunidade de ter contato com a sanfona. Natália conta que foi tomando gosto pelo instrumento e pediu aos pais permissão para mudar de escola. Sua mãe, a servidora pública Euranda de Sousa Rodrigues, propôs uma condição, que a estudante teria que tirar notas iguais ou superiores a 9, caso contrário, não aceitaria.


Desafio vencido mudou de escola e hoje é exímia tocadora de sanfona. Os ensaios, viagens e apresentações da orquestra fazem parte da vida de Natália. “Sou uma pessoa muito feliz e não largo a sanfona por nada. Fui aprovada na Escola Militar e no IFTO, mas preferi continuar na escola Vila União, pela oportunidade em participar da orquestra”, contou.

Natália conta que seu talento com a sanfona sensibilizou a todos da família. Seu avô decidiu ajudá-la ainda mais e a presenteou com um instrumento novinho. Mas a jovem mulher revela que estuda muito para cursar direito e ser desembargadora. “Como mulher, olhando para a minha mãe, acho que o maior desafio é construir uma família respeitando os sonhos de cada um”, frisou.

A Orquestra Sanfônica Amor Perfeito teve seu início em agosto de 2012. Além da sanfona, os alunos tocam zabumba, pandeiro, chocalho, meia lua, maracá e triângulo e representam a cultura nordestina com estilos como o xote, xaxado, baião e forró.