Google+ "mediaBlog": 03/10/15
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 10 de março de 2015

Município de Bernardo Sayão realiza 1ª Semana da Beleza da Mulher

foto: divulgação

ascom - Bernardo Sayão

As mulheres de Bernardo Sayão tiveram uma semana de lazer, beleza e saúde em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
O evento intitulado como “1ª Semana da Beleza da Mulher” foi realizado pela Prefeitura Municipal de Bernardo Sayão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com as demais secretarias município e comercio local.


A comemoração aconteceu durante toda a semana, no CCI, das 08h às 17h e teve como objetivo principal homenagear, valorizar e fortalecer a autoestima das mulheres. O evento foi um sucesso, superando todas as expectativas de publico e atendimentos.
A “1ª Semana da Beleza da Mulher” teve inicio na segunda-feira 02, e contou com equipe de cabeleireiras, manicures, e designers de sobrancelha durante toda semana de evento, a equipe de profissionais contratados pela Secretaria de Assistência Social, realizou atendimentos estéticos diversos, Escovas- Cortes- Cauterização- Selagem- Hidratação- Relaxamento- Unhas. No domingo 08, último dia do evento, contou com a parceira da Promotora da Racco de Colinas do Tocantins, que enriqueceu ainda mais o evento oferecendo atendimentos de maquiagem a todas as mulheres presentes, orientou sobre os cuidados da pele, e juntamente com as demais profissionais ofereceram tratamentos de estética facial, como limpeza de pele.

A quadra municipal foi ornamentada para receber as mulheres no encerramento da comemoração, na ocasião houve um desfile, onde com muito charme algumas das beneficiadas com as ações, mostraram o resultado final dos atendimentos. Após o desfile houve sorteio de brindes e apresentações de música com os artistas locais, além, da presença do Prefeito Municipal João Gomes Nepomuceno e da Primeira Dama Neide Duarte, o encerramento do evento também contou com a presença do Deputado Estadual Eduardo do Dertins, da vereadora professora Fany Dolores e várias pessoas que fazem o quadro de funcionários do município.


A Secretária municipal de Assistência Social, Neide Duarte, ressaltou que a programação foi idealizada para homenagear todas as mulheres Bernardenses. Enfatizou ainda a importância histórica do Dia 08 de Março, “O dia internacional da Mulher é o símbolo da luta por direitos iguais, que foram conquistados com muito esforço, por isso é uma data que merece atenção especial. Programamos essa semana para cuidar da mulher de Bernardo Sayão com a realização de serviços de beleza, informações e brindes. Para a nossa administração é uma honra poder homenagear nossas mulheres por essa data tão importante”, pontua a Secretária.
De acordo com informações da Secretaria foram realizados cerca 1380 atendimentos a aproximadamente 400 mulheres durante a semana de evento.

Programa Ginástica para Todos já atende 400 pessoas com aulas gratuitas

foto: divulgação



ascom - Colinas do Tocantins

Com o intuito de incentivar a prática de exercícios físicos e promover qualidade de vida, o Município de Colinas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, está desenvolvendo o Projeto Viva com Saúde, onde através do Programa Ginástica para Todos, estão sendo oferecidas aulas de ginástica localizada, aeróbica, alongamento, flexibilidade e dança. A atividade é aberta ao público e gratuita, atendendo cerca de 400 pessoas de diversas idades.


O projeto idealizado pelo ex-jogador do Gurupi Futebol Clube e Educador Físico, Juninho Colinas e pelo ex-jogador do Palmas Futebol e Regatas, Alex Chinês (os dois atletas já jogaram pelo o time do município de Colinas) e realizado pelo município de Colinas do Tocantins  acontece no Ginásio Municipal de Esportes e Estádio Municipal.
A ação visa atender toda a comunidade tirando as pessoas do sedentarismo e proporcionando atividades saudáveis para uma melhor qualidade de vida. O projeto encontra-se em processo de expansão e os interessados em participar ainda podem realizar a sua inscrição.

O prefeito José Santana Neto enfatiza que a ação está incentivando a comunidade a praticar atividade física. “Através destas atividades diferenciadas, estamos proporcionando à comunidade o acesso às atividades prazerosas que trazem benefícios para a saúde e o bem-estar das pessoas”.


O programa oferece benefícios fisiológicos, psicológicos e sociais para os participantes como, promoção do combate e prevenção do sedentarismo, estresse, depressão e ansiedade; melhoria do equilíbrio biopsicológico; melhoria das relações interpessoais, entre outros.

Governo do TO participa de debates sobre a infraestrutura econômica do País


foto: divulgação
O secretário de Desenvolvimento Regional, Urbano e Habitação, Aleandro Lacerda, representou o Governador do Tocantins no evento


Thaís Ramalho - ascom Habitação-TO


Uma manhã de diálogo entre e a inciativa privada e governo sobre a cadeia produtiva da Construção marcou a 11ª ConstruBusiness. Com presença do Governo do Tocantins, representado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Urbano e Habitação, Aleandro Lacerda, o evento teve a participação da secretária nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães, e do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. A ConstruBusiness é um dos principais fóruns de discussão de políticas públicas para a cadeia produtiva da construção. 




O secretário Aleando Lacerda, fez um balanço dos assuntos em debate na manhã desta segunda-feira, 9. Segundo ele, houve crescimento no setor produtivo da Construção de 2007 a 2014 no Brasil, porém uma série de fatores como o aumento da carga tributária, crise política, burocracia, elevados gastos públicos e atraso nos pagamentos trouxe um cenário não otimista para 2015.



“Percebemos que a classe não vai aceitar as medidas de ajuste fiscal, no qual onera ainda mais o setor, mas sim exigir a redução dos gastos públicos: enxugar a máquina pública em todos os setores do governo, nas esferas federal, estadual e municipal.O aumento dos impostos para cobrir o déficit público é a solução mais cômoda, mas sobrecarrega o setor produtivo no Brasil”, ressaltou o secretário.



Evento
A 11ª ConstruBusinessa apresenta conjuntura atual da Cadeia Produtiva da Construção, as necessidades de investimentos em desenvolvimento urbano e infraestrutura econômica para o período de 2015 a 2022. Na oportunidade, também será lançada uma agenda propositiva com ações no âmbito do Programa “Compete Brasil”, do Departamento da Indústria da Construção (DECONCIC), que objetiva aumentar a competitividade do setor, com impactos positivos para a economia brasileira.

Araguaína reduz de forma expressiva o déficit habitacional

foto: Leila Mel - ascom


Araguaína já é referência para o Brasil, sendo a segunda cidade com o maior programa habitacional da Região Norte, ficando atrás apenas de Belém (PA)


O prefeito Ronaldo Dimas tem intensificado os esforços para reduzir o déficit habitacional em Araguaína e o Município já é uma referência para o Brasil. A cidade é a segunda da Região Norte do Brasil que tem o maior programa habitacional. A primeira posição é ocupada por Belém, capital paraense. Em 2014, foram entregues 2.204 casas e a previsão é de mais 4.406 até 2016. A redução no déficit até agora foi de 18% e deve subir para 36%, após a entrega das mais de 4 mil casas.



Apesar disso, segundo levantamentos da Secretaria da Habitação, há 10.437 araguainenses que ainda precisam de casa própria. Por esse motivo, o Programa Municipal ‘Casa Para Quem Precisa’, desenvolvido nesta gestão, tem como meta a realização do sonho das famílias cadastradas no Programa Minha Casa Minha Vida.

No Residencial Costa Esmeralda já foram entregues para a população carente 1.788 casas e no Construindo Sonhos, mais 416, somando 2.204 só no ano de 2014. E, de acordo com o prefeito Ronaldo Dimas, 4.406 novas unidades habitacionais ainda serão entregues até o final desta gestão. “Estão em curso outras quatro etapas do empreendimento Lago Azul, que conta com 2.530 unidades já em construção; o Residencial Parque do Lago, com mais 876; e, na modalidade Associativismo, próximo ao setor Barros, serão mais 1.000 casas”, lembrou Dimas.


Os novos loteamentos já nascem com infraestrutura completa de asfalto, esgoto, saneamento básico e equipamentos públicos. “O ritmo das obras está bom. Espero que um pequeno atraso de pagamento por parte da Caixa, não interfira no ritmo, no andamento e na entrega previstas para serem iniciadas agora no meio do ano”, pontuou.

Do empreendimento Parque do Lago, para servidores públicos, muitos já foram convocados para a abertura das contas e escolha da planta da casa. Já o Residencial Lago Azul, cujas obras das quatro etapas estão em andamento, está com mais de 70% concluído. A construtora responsável está fazendo a adaptação das casas para os deficientes físicos e as visitas sociais de pré-seleção estão em andamento. “Todas as unidades habitacionais são acessíveis e iremos garantir a cota de deficientes que serão contemplados”, assegurou o prefeito Ronaldo Dimas. “Estamos acompanhando e fiscalizando para que a população receba um produto de qualidade”, disse.

As casas que serão construídas na modalidade Associativismo irão beneficiar funcionários públicos, cooperados, associados e funcionários de indústrias e supermercados, que ganham até R$1.600,00. Pelo menos 22 reuniões serão realizadas entre os cadastrados e o processo seletivo aguarda agora a aprovação dos cadastros por parte da Caixa Econômica Federal. A segunda reunião acontecerá no mês de março.

Compromisso
A Secretaria da Habitação está mobilizada para realização das visitas sociais, que funciona como pré-seleção dos cadastros que serão encaminhados para o sorteio que definirá os beneficiários dos novos setores. Uma equipe de 8 assistentes sociais promove a visitação às residências dos cadastrados para conferir e comprovar as informações fornecidas junto à Habitação. Após as visitas, os cadastrados considerados aptos são encaminhados para a próxima etapa do processo seletivo. 

Policiais fazem mobilização na Ponte FHC nesta quarta-feira

foto: divulgação Sinpol-TO
Cerca de 400 quilos de maconha apreendidos neste domingo, 8 de março em Colinas do Tocantins


Daniel Machado - ascom Sinpol-TO

Em greve geral desde o dia 25 de fevereiro, os policiais civis realizam, nesta quarta-feira, a partir das 8 horas, um café da manhã na frente da Garagem Central do governo do Estado com posterior mobilização na Ponte Fernando Henrique Cardoso, que liga Palmas a Paraíso. Com a mobilização, os policiais querem chamar a atenção do governo do Estado para que exista uma negociação com a categoria.

Os policiais protestam contra o decreto do governador Marcelo Miranda que suspendeu os efeitos financeiros da lei 2.851/2014. A lei, conquista histórica da categoria que demorou mais de oito anos para ser consolidada, faz o alinhamento da carreira da Polícia Civil, deixando apenas um nível na corporação.

Saiba mais sobre a greve da Polícia Civil nos nossos canais de comunicação:

Twitter: @sinpol
Facebook: /sinpol
Whatsapp: 63 9960-2767

Tocantins é destaque na abertura da Semana de Educação Financeira em Brasília

foto: divulgação / Seduc



Olavo Filho/ Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) recebeu menção de reconhecimento pelos trabalhos realizados sobre educação financeira nas escolas estaduais, durante a abertura da Semana Nacional de Educação Financeira, realizada em Brasília, na última segunda-feira, 9. 

Organizado pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) e pela Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), o evento deu a oportunidade ao Tocantins de apresentar vídeo case, além de participar de um talk show transmitido ao vivo para vários canais de TV online, ligados aos órgãos que compõem o Conef. 

Na oportunidade a gerente de formação da Seduc, Alessandra Camargo apresentou as experiências e o desenvolvimento do programa educação financeira no Tocantins. “O exemplo do Tocantins será disseminado pelo Ministério da Educação (MEC) em todos os estados que farão parte do programa em 2015. Assim, o Tocantins passa a ser referencia nacional, na visão do AEF-Brasil”, explica Alessandra.

Durante o evento, a diretora de currículo e educação integral da Secretaria de Educação Básica do MEC, Clarice Traversini, o aprendizado sobre a responsabilidade nas contas em dia deve começar desde cedo. “Temos um projeto que vai atender cerca de 3 mil escolas de todo o Brasil a partir de 2015. Todos os alunos do ensino médio terão aulas de educação financeira”, disse.

De acordo com a AEF-Brasil, o vídeo case apresentado pela Seduc servirá de modelo na capacitação de professores de outras secretarias de educação do País. O material pode ser acessado pelos links abaixo: 

http://www.ricardolisboa.com/downloads/AEF/AEF_Tocantins_Final.mp4.zip

A programação da Semana Nacional de Educação Financeira no Tocantins terá mais de 270 atividades nas escolas estaduais voltadas ao tema, contando com parcerias do Sebrae, Procon, Celtins, Saneatins e profissionais da área de  contabilidade,  entre outros.   

Polícia Civil prende suspeito por porte ilegal de armas de fogo no interior do Estado

foto: divulgação



Rogério de Oliveira - ASCOM – SSP/TO 

Encontra-se recolhido na carceragem da Casa de Prisão Provisória de Porto Nacional, a disposição do Poder Judiciário, Marcelino Lopes da Silva, de 55 anos de idade. Ele é suspeito pela prática do crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, e foi preso por Policiais Civis da 3ª Delegacia de Porto, comandados pelo Delegado Dr. Hudson Guimarães Leite, no final da manhã desta terça-feira, 10 quando se encontrava na Avenida Pedro Ludovico, no centro do município de Silvanópolis.

Conforme informações do Delegado, a PC recebeu informações de que um grupo de ciganos estaria em Silvanópolis, portando armas de grosso calibre e intimidando moradores. Com base nestas informações, uma equipe da Polícia Civil deslocou-se até a cidade onde passou a diligenciar na tentativa de encontrar os indivíduos.

Após alguns minutos de buscas, os Policiais foram surpreendidos pela aproximação de  um veículo, modelo saveiro, de cor vermelha, no qual se encontravam vários homens que se encaixavam perfeitamente nas descrições do suspeitos. De imediato, os agentes efetuaram a abordagem do carro, capturando Marcelino o qual estava de posse de duas armas de fogo, sendo uma pistola calibre 45 com onze munições intactas, além de um revólver calibre 357, também municiado com 06 cartuchos intactos.

Durante a abordagem, os Policiais Civis solicitaram apoio da Polícia Militar, no entanto os demais ocupantes do veículo conseguiram fugir. Marcelino foi conduzido à Central de Flagrantes de Porto Nacional para a realização dos procedimentos cabíveis. Ainda segundo o delegado, às investigações serão intensificadas, uma vez que existe a suspeita de que Marcelino, juntamente com os demais indivíduos, teria decepado a orelha de um desafeto, durante o período de carnaval, em Silvanópolis.

“A maior homenagem as mulheres é a garantia de políticas de combate a violência” defende deputada Amália Santana

foto: divulgação



ascom - Dep. Amália Santana

Em sessão solene dedicada as mulheres nesta terça-feira, 10, a deputada Amália Santana defendeu a efetivação de políticas de combate a violência. Em seu discurso na tribuna, a deputada pediu apoio dos parlamentares na aprovação de duas matérias de sua autoria, que instituem como política de estado a promoção de cursos de qualificação profissional e a criação de um banco empregos para as mulheres vítimas de violência. Os projetos de lei visam que o estado amplie a promoção de políticas públicas que promovam a autonomia financeira e a recuperação da auto-estima dessas mulheres.

A proposta é baseada nos dados divulgados pela CPMI Mista da violência contra a mulher realizada em parceria entre a Câmara dos deputados e o Senado federal. As estatísticas apontam que 55,7% das mulheres não denunciam o agressor por medo de represálias e constatou que 80% dos casos em que a violência acontece no domicílio, os agressores são o cônjuge ou um membro da família.

“Não existe homenagem maior e mais relevante as mulheres tocantinenses que a efetivação de políticas pelo estado que garantam uma vida digna e livre de qualquer forma de opressão” defendeu Santana, que atualmente preside a Comissão de Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa.

A parlamentar ainda afirmou que para além de políticas públicas e de normas que visem à proteção dos direitos da mulher, faz-se necessário um esforço individual de todos os setores da sociedade para uma mudança cultural que proporcione uma igualdade real entre homens e mulheres.

Casa da Mulher Brasileira
Entre as políticas primordiais para a garantia dos direitos das mulheres, a deputada frisou a importância da construção de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira no Tocantins. Política do governo federal que simboliza o apoio do estado no rompimento da cultura da violência contra a mulher.

Homenagem as Mulheres
A ativista social na luta por reforma urbana e habitação digna, Veneranda Elias, foi homenageada durante a sessão solene em homenagem a mulher. Durante seu discurso a militante enfatizou a importância dos movimentos populares na concessão de políticas sociais pelo estado.

Auditor fiscal suspeito de cobrar propina é preso pela Polícia Civil no Sul do Estado

foto: divulgação


Rogério de Oliveira - ASCOM – SSP/TO

No início da tarde desta terça-feira, 10, uma ação de inteligência e estratégia, deflagrada por Policiais Civis da Delegacia Especializada na Repressão a Crimes contra a Fazenda Pública de Palmas, com apoio de agentes do Departamento de Inteligência da Secretária da Segurança Pública, além de policiais Civis de Gurupi, resultou na prisão em flagrante do auditor da Receita Estadual, Ariovaldo Moreno Júnior, de 50 anos de idade.

 Ele é suspeito pela prática do crime de concussão (extorsão praticada por servidor público) e foi capturado no momento em que recebia três cheques, que totalizavam R$40 mil reais, de um agropecuarista a fim de que o mesmo não tivesse sua empresa autuada pelo servidor público.

De acordo com o Delegado Dr. Guilherme Rocha, as investigações tiveram início, na semana passada, quando a vítima procurou a Polícia Civil alegando que estaria sendo extorquida pelo auditor fiscal, o qual estaria exigindo a quantia de R$40 mil reais em propina para não autuar a empresa do denunciante. Diante dos fatos, a PC deu início às investigações e, por volta das 13h30min desta terça-feira, a vítima recebeu uma ligação do autuado, exigindo que a negociação fraudulenta fosse encerrada e o dinheiro fosse pago hoje.

No local combinado entre o agropecuarista e o auditor, os Agentes da PC, que já haviam instalado câmeras no carro da vítima e a instruído quanto aos procedimentos que esta deveria seguir, montaram uma campana e aguardaram até que o autuado chegasse e entrasse no veículo. Após alguns minutos, os Policiais Civis fizeram a abordagem e apreenderam, em poder de Ariovaldo, os três cheques no valor acima mencionado, além de cópias de notas de entradas não registradas em nome da empresa da vítima, referentes aos anos de 2011, 2012, 2013 e 2014.

Diante das evidências, Ariovaldo foi preso em flagrante e conduzido à Central de Flagrantes de Gurupi e, após os trâmites legais, foi encaminhado à Casa de Prisão Provisória, daquele município onde permanecerá a disposição do Poder Judiciário.

Política Anastasia e Cameli negam indícios sobre Lava Jato para abertura de inquéritos

Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil Edição: Stênio Ribeiro
Os senadores Antônio Anastasia (PSDB-MG) e Gladson Cameli (PP-AC) discursaram hoje (10), no plenário do Senado, para se defenderem dos indícios de que teriam participado do esquema de desvio de dinheiro da Petrobras, desvendado pela Operação Lava Jato. Os nomes dos dois constam na lista de políticos sobre os quais o Supremo Tribunal Federal autorizou a abertura de inquéritos, a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
Anastasia entitulou seu discurso como A Grande Indignação, e lembrou seus 30 anos de serviço público. “Exerci muitos cargos relevantes e de alta responsabilidade. Convivi com milhares de pessoas e jamais – jamais – tive questionada minha retidão ética, minha probidade. Nesse longo período, não amealhei patrimônio material significativo, o que tenho é plenamente compatível com meus rendimentos. Nunca me arrependi. Fiz uma escolha. Poderia ter exercido a advocacia, talvez com sucesso profissional e financeiro. Mas a vocação pelo serviço público sempre falou mais alto”, disse.
O senador apontou incongruências no depoimento de um ex-policial federal que disse ter levado R$ 1 milhão para ele, a mando de Alberto Youssef, para uma casa em Belo Horizonte que julgava ser dele. “Basta a simples leitura do que já foi disponibilizado para se verificar as contradições e incongruências: não há identificação da tal casa, seu endereço ou seu proprietário, não se sabe quem seja, não se sabe a data, a hora, o meio de transporte, nada. A identificação feita por foto é por mera semelhança”, alegou. O senador ressaltou ainda que, em delação premiada, Youssef negou que tenha enviado qualquer remessa para ele por meio do policial.
Em seguida, foi a vez do senador Gladson Cameli discursar e negar, com veemência. "Não recebo e nunca recebi valores do Partido Progressista que não estejam devidamente declarados e, mais, aprovados pelo Tribunal Regional Eleitoral, na sua unanimidade e sem ressalva”, enfatizou.
Ele disse que está sendo julgado sem processo e sentenciado sem defesa, por causa da abertura do inquérito que irá investigar os indícios de que ele teria sido beneficiado por recursos desviados da Petrobras. “Confesso a vocês que me causou indignação ver meu nome na lista do procurador da [República]. Por outro lado, estou tranquilo, pois não deixarei de provar que as acusações supostamente incriminadoras não passam de devaneio do acusador, uma vez que não se encontram indícios e muito menos elementos para a abertura da peça administrativa”, disse o senador.
O ministro Teori Zavaski autorizou a abertura de inquéritos sobre 22 deputados e 12 senadores. Entre eles, líderes partidários, ex-ministros do governo de Dilma Rousseff e os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil . Edição: Luana Lourenço
Trabalhadores rurais organizaram hoje (10) manifestações em 17 estados e no Distrito Federal. Os atos fazem parte da Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Camponesas, liderada por coordenações de oito movimentos ligados à agricultura familiar. De acordo com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), mais de 20 mil pessoas estão mobilizadas.
Em Brasília, as camponesas protestaram em frente aos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o das Cidades e conseguiram uma reunião com o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, que propôs a criação de um grupo de trabalho para manter o diálogo com as trabalhadoras rurais.
Manifestantes participam da Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Camponesas na Esplanada dos Ministérios (José Cruz/Agência Brasil)
Camponesas que participam da jornada de lutas fazem manifestação na Esplanada dos Ministérios José Cruz/Agência Brasil
Segundo o MST, 2 mil trabalhadores rurais ocuparam agências bancárias em três municípios de Alagoas. Em Pernambuco, agências bancárias também foram ocupadas. Entre as reivindicações, os manifestantes pedem agilidade no Programa Nacional de Habitação Rural, que usa recursos da União para financiar a aquisição de material para construção de casas em áreas rurais.
A mobilização também visa pressionar o governo por mais atenção para a agricultura familiar e protestar contra o agronegócio e o uso de agrotóxicos nas plantações. “As mulheres camponesas querem produzir alimentos saudáveis e as políticas públicas devem ser também para a agricultura camponesa”, disse a representante da direção nacional do Movimento de Mulheres Camponesas, Noeli Taborda.
No Rio Grande do Sul, cerca de 800 mulheres protestaram na sede da multinacional Adama, que atua no ramo do agronegócio, informaram os organizadores da jornada. Ontem (9), outro grupo de mulheres esteve em uma unidade da multinacional Bünge, no município de Luizânia, em Goiás.
No Ceará, cerca de 500 pessoas ocuparam uma agência bancária. No Maranhão, 600 trabalhadores ocuparam a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na capital, São Luís. Na Bahia, 6 mil trabalhadores seguem em marcha de Feira de Santana para Salvador.
A organização destacou ainda manifestações em mais 16 estados e no Distrito Federal: Paraná, São Paulo, Paraíba, Mato Grosso, Tocantins, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Piauí, Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Mato Grosso do Sul. Camponesas nos estados de Santa Catarina também devem articular ações. A Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Camponesas vai até o fim da semana.

Petrobras reconhece dívida de R$ 15 millhões com empresa do Comperj

Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil . Edição: Luana Lourenço
O Ministério do Trabalho informou hoje (10) que a Petrobras reconheceu débitos de cerca de R$ 15 milhões com a empresa Alumini Engenharia, que realizou obras para a estatal no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
O dinheiro, segundo executivos da Alumini, poderá ser utilizado integralmente para pagar parte dos salários atrasados e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) dos quase 3 mil operários que ficaram sem receber nos últimos três meses, desde que a estatal suspendeu os pagamentos.
A falta de salários e de rescisões trabalhistas motivou cerca de 200 trabalhadores a ocuparem, ontem (9), a sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no centro do Rio, por mais de cinco horas. No local, estavam reunidos o ministro do Trabalho, Manoel Dias, a presidenta do TRT, Maria das Graças Paranhos, procuradores do trabalho, representantes da Petrobras, da empresa e dos trabalhadores.
O Ministério de Minas e Energia enviou documento ao Ministério do Trabalho confirmando que a Petrobras deve R$ 15 milhões à Alumini. No entanto, a liberação desse crédito dependerá de medições nas obras e da solução de conformidades em algumas delas. De acordo com a estatal, o caminho para o pagamento das ações rescisórias aos trabalhadores são ações judiciais.
O ministro Manoel Dias, segundo sua assessoria, telefonou para o juiz da comarca de Itaboraí – município onde estão as obras do Comperj – e para a presidente do TRT para informar a existência do crédito. 
Dias também comunicou a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que ontem foi a principal mediadora do impasse com os trabalhadores na sede do TRT.
Ontem, os operários já haviam conseguido executar as rescisões trabalhistas, por meio do Ministério Público do Trabalho (MPT), que substituiu o sindicato da categoria no pleito. 
Com a indefinição desde dezembro do ano passado, milhares de trabalhadores ficaram sem receber salários, mas não tiveram baixas nas carteiras de trabalho, o que os impedia de buscar novos empregos. Com a rescisão, agora poderão sacar o FGTS e requerer o seguro-desemprego.
Procurada, a Petrobras respondeu, por meio de sua assessoria, que só vai se pronunciar sobre a questão da Alumini na próxima sexta-feira (13), conforme acordado em reunião no TRT.

Após seis altas seguidas, dólar cai e fecha a R$ 3,10

imagem: Ilustração

Danilo Macedo - Repórter da Agência Brasil Edição: Beto Coura
Após uma sequência de altas, o dólar comercial inverteu sua trajetória e caiu 0,82% nesta terça-feira, fechando o dia a R$ 3,10. Depois de seis altas seguidas, a moeda americana apresentou desvalorização em relação ao real, pela primeira vez, desde 27 de fevereiro.
No início das operações, o dólar chegou a valer R$ 3,16, subindo mais de 1% em relação a ontem, mas depois iniciou queda constante e se manteve próximo a R$ 3,10 durante a tarde. Ontem, na primeira sessão da semana, a moeda americana teve alta de 2,39%, a maior desde 30 de janeiro (2,96%), fechando em R$ 3,12.

A valorização de hoje (10) do real em relação ao dólar interrompe a forte sequência de alta da moeda americana. O dólar ontem acumulou alta de 17,72% neste início de 2015, com cotações que não eram registradas desde 2004.

No início do ano, a divulgação de dados demonstrando a recuperação da economia dos Estados Unidos, com maior consumo de bens duráveis (automóveis e eletrodomésticos), acentuou a valorização do dólar em relação ao real, ao reforçar a possibilidade de o banco central americano aumentar os juros da maior economia mundial.

Juros mais altos nos países desenvolvidos reduzem o fluxo de capital para países emergentes, como o Brasil, pressionando o dólar para cima. As dúvidas sobre o ajuste fiscal do governo brasileiro, depois que o Congresso rejeitou a medida provisória que implementaria as medidas necessárias, criaram mais instabilidade sobre o real na semana passada.

Presidente do TSE defende teto para campanhas e nova cláusula de barreira

Iolando Lourenço - Repórter da Agência Brasil Edição: Luana Lourenço

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, defendeu hoje (10) uma reforma política que modifique a legislação vigente e o sistema eleitoral para dificultar a criação de novos partidos. Toffoli defendeu a implantação gradativa de uma nova cláusula de barreira e o estabelecimento de teto de gastos nas campanhas eleitorais, com um limite nominal para doações de empresas.

Em audiência pública na comissão especial da Câmara que discute a reforma política, Toffoli disse que a maior parte dos recursos utilizados na campanha presidencial do ano passado veio de empresas.  De acordo com o ministro, os principais financiadores das campanhas são do sistema financeiro, da construção civil e do setor de alimentos.

 o ministro André Dias Toffoli (Valter Campanato/Agência Brasil)
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, defendeu a reforma política em comissão na CâmaraValter Campanato/Agência Brasil
Os recursos do Fundo Partidário serviram para financiar 5% das campanhas eleitorais de 2014, segundo Toffoli, enquanto os recursos privados chegaram a 95%. Desses, mais de 70 %  vieram do setor empresarial. Pela legislação, as empresas podem doar até 2% do faturamento bruto do ano anterior para os candidatos.

O presidente do TSE defendeu a redução do tempo de campanha eleitoral – que hoje duram 90 dias – como uma forma de baratear os custos da eleição. Já para diminuir a fragmentação partidária, Toffoli acredita que a solução pode ser a alteração na legislação eleitoral para criação de uma nova cláusula de barreira, a ser implantada de forma gradativa. Com isso, segundo ele, haveria uma redução no número de legendas, que hoje são 32,  28 delas com representação na Câmara. Na legislatura anterior, eram 22 os partidos com representantes na Câmara.

Segundo Toffoli, é mais fácil criar um partido político do que apresentar um projeto de lei de iniciativa popular. Para se criar um partido são necessárias pouco mais de 500 mil assinaturas, enquanto para apresentar um projeto de iniciativa popular são exigidas cerca de 1,43 milhão de adesões (1% do eleitorado nacional).

Limpeza do Lago recolhe cerca de três toneladas de lixo

fotos: Leila Mel - ascom



Joselita Matos - ascom Araguaína

Um dia voltado para a conscientização ambiental e também para a limpeza de um dos principais e mais belos cartões postais de Araguaína. A Prefeitura e a Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), através da Comissão Permanente de Trabalho, formada por 20 entidades e órgãos ligados ao meio ambiente, realizaram no último sábado, dia 07, um mutirão de limpeza do lixo descartado no reservatório da Barragem do Corujão. 

Foi coletado cerca de três toneladas de lixo, o que lotou cinco caçambas. Entre os produtos mais comuns encontrados, foram garrafas pets; mas havia também muitos sapatos e o mais incomum de todos, uma geladeira. Destacando que o lixo recolhido vem dos afluentes que desembocam no Lago. As águas das chuvas que trazem o lixo das ruas, através das galerias que recebem a água das sarjetas e bocas de lobo.


O prefeito Ronaldo Dimas acompanhou e participou ativamente da limpeza, destacando a importância da conscientização de todos para a conservação do Lago Azul e também do meio ambiente. “Esse lixo todo não veio parar aqui por força da natureza, foi ação humana, foi ação dos nossos cidadãos araguainenses, da gente mesmo que acaba, por descuido, vindo parar aqui”, pontuou. “Muito importante essa conscientização, mais importante ainda o envolvimento de todas essas entidades e organizações para que a gente possa ter um lago limpo, mais azul mesmo”, destacou o prefeito.

Após andar pelo lago que voltou a se formar com o reenchimento do reservatório, Dimas encontrou pontos a serem observados e determinou ações específicas voltadas para a preservação do mesmo. “Vou determinar para a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, juntamente com a Alvorada Energia, que faça a marcação exata do local de cota máxima do lago”, informou. Segundo o prefeito, após a sua vistoria na cabeceira do lago, foi detectado que alguns trechos precisam de uma atenção especial e que será acompanhado a partir de agora. Será intensificada a fiscalização ao longo do Lago Azul e a limpeza continuará com embarcações.



O presidente da Aciara, Manoel de Assis Silva, também comentou sobre a importância do envolvimento de toda a sociedade para a preservação do Lago Azul. “A gente acha importante que toda a sociedade participe ativamente disso. O resultado, o sucesso e o êxito dessa ação só vão ser possíveis se a sociedade participar, através da reeducação, do cuidado, da preocupação com o bem estar da coletividade, preservando o cartão postal da nossa cidade”, destacou Silva.

Voluntários
Além da Prefeitura, Aciara e das entidades parceiras, a limpeza também teve a participação de voluntários, como foi o caso do estudante Marco Túlio Morais Barbosa. “Eu sou morador aqui do lago, há 17 anos, e com o enchimento do lago e quero que fique como antes, lago bem limpinho, sem essa sujeira que tanto atrapalha o meio ambiente”, comentou. “Sempre falo para quem vem aqui, não jogue lixo no lago; se tiver lixo, que tire”, completou o estudante dando o seu recado.

Limpeza do lago
atividade faz parte do Projeto de Revitalização “Lago Mais Azul: eu faço parte!”, que envolvem outras mobilizações como educação ambiental, limpeza da vegetação, plantio de mais de 1.500 mudas às margens do Lago, salvamento das espécies, fiscalização e monitoramento juntamente com a sociedade araguainense e secretarias envolvidas. Entre parceiros do projeto estão a Aciara, Alvorada Energia S.A., CIPRA, Corpo de Bombeiros, Diretoria Regional de Ensino, Grande Loja Maçônica, Ibama, Lions Club, MP-TO, Naturatins, OAB, ONG Guardiões da Natureza, ONG Naturativa, Prefeitura de Araguaína, Rotary Club, Saneatins/Odebrecht e UFT.

Lago
O Lago Azul é um dos cartões postais de Araguaína e é considerado um dos maiores da região Norte do Estado, com uma área de aproximadamente 2.97km2, 11 km de comprimento e três de largura. O lago possui 14 mananciais.

Cia. de teatro do RJ repassa dicas sobre educação financeira

foto: Elias Oliveira
De forma dinâmica, a Cia. de teatro foca na necessidade do planejamento financeiro familiar 



Josélia de Lima / Seduc

A Companhia de Teatro Ensino em Cena, do Rio de Janeiro, apresentou na manhã desta terça-feira, 9, no Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, no Jardim Aureny I, em Palmas, espetáculo sobre educação financeira. O evento faz parte da programação da 2ª Semana Nacional de Educação Financeira (Senef).

O objetivo é esclarecer os jovens do ensino médio sobre a importância de elaborar planejamentos financeiros para a vida. A estudante Márcia Lima Reis, 17 anos, que cursa o último ano do ensino médio, disse que ainda não tinha pensado em planejamento financeiro. “O espetáculo é bem interessante, aprendi muito, vou pensar mais sobre os meus objetivos e as minhas escolhas, agora com outro olhar”, contou.

A diretora interina da escola, Nilva Leal Gomes Bueno, informou que o CEM Santa Rita desenvolve o projeto educação financeira desde 2010 e, atualmente, três professores estão fazendo capacitações sobre o assunto para implementar ações em 2015. “Essa foi uma das melhores apresentações teatrais apresentadas na escola, porque foi o resumo dos temas que discutimos na sala de aula, foi uma mensagem repassada de jovens para jovens e destaco a criatividade. Isso tem mais efeito do que uma simples palestra”, frisou.

O espetáculo é dirigido por Francis Ivanovich apresentou a história de quatro estudantes que planejam a festa de formatura e que entre outras coisas discutem sobre a necessidade da empresa que fará a festa ter um seguro e no decorrer do texto, vão abordando temas como aposentadoria privada e DPVAT.

A Semana Nacional de Educação Financeira está sendo realizada no período de 9 a 15 de março. É uma ação do Comitê Nacional de Educação Financeira, com a parceria da Global Money Week e Superintendência de Seguro Privado.

Ação no Tocantins 
Alexandra Camargo, gerente de Formação da Secretaria da Educação, explicou que o Tocantins desenvolve o projeto piloto Educação Financeira desde 2010. Este ano, a temática será trabalhada em 76 escolas, nas 13 Delegacias Regionais de Educação.