Google+ "mediaBlog": 03/07/15
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 7 de março de 2015

Blitz feminina da GMP homenageia mulher palmense

foto: divulgação
Redação - secom Palmas
As servidoras da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil estarão empenhadas na manhã de sexta-feira, 06, a partir das 8h30, em blitz educativa na Avenida JK com objetivo de homenagear as cidadãs palmenses e transmitir uma mensagem em favor da paz. A ação lembra do Dia da Mulher - 8 de março. 
De acordo com a servidora Valdelice Oliveira, coordenadora da ação, as agentes da Guarda Metropolitana e da Defesa Civil estarão unidas para lembrar a importância do papel social da mulher na construção de uma sociedade pacífica.

Ministra Kátia Abreu e ministro Patrus Ananias vão trabalhar em conjunto


foto: Carlos Silva



Ministra da Agricultura Kátia Abreu - ascom


A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário) disseram que as duas pastas têm assuntos convergentes e deverão trabalhar em conjunto a favor do aumento da renda dos trabalhadores rurais.

Os dois ministros se reuniram, na noite desta terça-feira (3), no Ministério da Agricultura para tratar de assuntos como segurança alimentar, ascensão social no campo e pesquisa agrícola.

“Há muito mais convergências entre eu e o ministro Patrus Ananias do que divergências, que deverão ser mínimas”, afirmou Kátia Abreu após a reunião. “Nós temos pensamentos divergentes, mas os assuntos que nos unem são muito maiores, que é gerar renda, dar oportunidades para as pessoas ascenderem socialmente”, completou.

O ministro Patrus Ananias afirmou que órgãos como Conab e Embrapa podem atuar em conjunto com o MDA em prol dos pequenos produtores.

“Há muitos pontos convergentes. Tanto a ministra Kátia Abreu quanto nós queremos promover os agricultores, queremos que eles tenham autonomia financeira e econômica”, disse Patrus Ananias.

Deputada Amália Santana defende ampliação das políticas para mulheres vítimas de violência

foto: ascom Dep. Amália Santana


A presidente da Comissão de Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputada Amália Santana, apresentou dois projetos de lei que visam promover a oferta de cursos de qualificação profissional e a criação de um banco de empregos para facilitar a inserção das mulheres vítimas de violência no mercado de trabalho.

Atualmente o estado ocupa a 11° posição no ranking da violência, com cinco homicídios femininos para cada 100 mil habitantes, segundo informações do Centro Brasileiro de Estudos Latino Americanos (CEBELA).

“Deve ser prioridade para o estado assegurar a execução de políticas que possibilitem às mulheres vítimas de violência sua autonomia financeira, assim como, superar os desafios de garantir estrutura para o funcionamento das delegacias da mulher 24h, pleno funcionamento do conselho da mulher e ampliar a rede de assistência jurídica e psicológica gratuita a esta parcela vulnerável da sociedade” destacou Santana.

Conforme pesquisa divulgada pela CPMI mista do Senado e da Câmara Federal sobre a violência contra a mulher no Brasil 55,7% das vítimas não denunciou as agressões sofridas à polícia por medo de represálias. Constatou-se ainda que mais de 80% das agressões no domicílio das vítimas são praticadas pelos cônjuges.

TJTO escolhe juíza Etelvina Sampaio Felipe para integrar Corte do Judiciário

foto: divulgação TJ Tocantins


ascom TJ Tocantins

A Corte da Justiça tocantinense passa a ter um novo integrante. A juíza Etelvina Maria Sampaio Felipe, após compor lista tríplice, foi a escolhida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, desembargador Ronaldo Eurípedes. A eleição para a promoção ao cargo de desembargador, pelo critério de merecimento, ocorreu na tarde desta quinta-feira (5/3), durante sessão do Tribunal Pleno. A magistrada tomou posse minutos após a escolha, em sessão especial. 

Ao integrar a Corte a nova desembargadora falou da honra em assumir o cargo no Tribunal de Justiça do Tocantins. "É uma coroação de 25 anos de magistratura, minha vontade é de somar esforços para uma boa prestação jurisdicional. A magistratura tem um papel social de cuidar do jurisdicionado e ofertar uma prestação cada vez mais célere e efetiva.

O Tribunal de Justiça já é reconhecido no cenário nacional por ser célere e moderno e queremos contribuir para que sigamos cumprindo essa missão", afirmou. 

O presidente, desembargador Ronaldo Eurípedes deu as boas-vindas e ressaltou a vasta experiência e comprometimento da nova desembargadora. "É uma magistrada de primeira grandeza, que honra o quadro de magistrados do Tocantins. A Corte ganha muito com a vinda da doutora Etelvina, tranquila, coerente, e acima de tudo dedicada ao estudo da boa aplicação da justiça, que deve ser a busca incessante de todo magistrado”.

Certame

A desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe assume a vaga deixada pelo desembargador aposentado Liberato Póvoa. Ao todo concorreram na Corte de Justiça 13 juízes, os mais votados integraram a lista tríplice, definida com os nomes dos seguintes magistrados: Etelvina Felipe Sampaio, Pedro Nelson de Miranda Coutinho e Célia Regina Régis.

Breve currículo

Etelvina Maria Sampaio Felipe possui 25 anos de Judiciário tocantinense, ingressando no primeiro concurso para juízes, tomando posse em 13/11/1989. É formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1982). Pós-graduada em Direito Ambiental pela Universidade Federal de Goiás e em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense - Esmat. É mestrando em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Tocantins em parceria com a Esmat. Antes da posse como desembargadora 
atuava no cargo de juíza auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça e era titular do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Colinas do Tocantins.

Secretaria da Saúde de Gurupi comemora Dia da Mulher

foto: Rafael Chaves / Secom Gurupi


Rafael Chaves / Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, comemorou na manhã desta sexta-feira (6), o Dia Internacional da Mulher. Na oportunidade, as servidoras da Saúde foram homenageadas pelo dia, houve sorteio de presentes e servido um café da manhã.

A Secretária da Saúde, Suely Aguiar, parabenizou as servidoras pelo dia. “É um prazer trabalhar com essas mulheres, aqui temos um grupo unido”, afirmou Suely.

Já Vanilza Beckman, Coordenadora da Saúde da Mulher, também lembrou o valor das mulheres para a cidade. “São guerreiras que batalham todos os dias”, frisou.

O Secretário da Administração, Gutierres Torquato, que também participou do evento ressaltou a importância das mulheres para a administração municipal. “Ser mãe, dona de casa e ainda contribuir com o Município, são motivos que nos levam a dar  parabéns todos os dias”, finalizou Gutierres.

Prefeitura e Aciara discutem com ambulantes pontos para comercialização

foto: Leila Mel - ascom
As medidas visam melhorar o comércio ambulante em Araguaína, favorecendo a acessibilidade da população no Centro e ampliar o controle e fiscalização


Weberson Dias - ascom Araguaína

O prefeito Ronaldo Dimas, juntamente com o presidente da Associação Comercial (Aciara), Manoel de Assis, recebeu em seu gabinete nesta quinta-feira, 5, por volta das 18 horas, quatro representantes da Associação de Vendedores Ambulantes que atuam no centro da cidade. O grupo, representando 45 ambulantes que são cadastrados, apresentou solicitações ao prefeito e definiram pontos para comercialização dos produtos. A reunião aconteceu após suspensão da prestação do serviço dos ambulantes diante do descumprimento da Legislação Municipal.

Dimas relembrou a necessidade que muitos têm de regularizar suas atividades, embora seja comércio ambulante, para melhoria da qualidade de atendimento ao público. E colocou à disposição as Secretarias Municipais do Desenvolvimento Econômico e Fazenda, para criação do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), a partir da formalização dos ambulantes como Microempreendedor Individual.

Participaram da reunião também o secretário da Fazenda, Fabiano Souza, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Josué Luz, o diretor do Departamento Municipal de Postura e Edificações (Demupe), Keslon Borges e o vereador Divino Bethânia Júnior.

Acordo
Ficou acordado ainda que haverá mais fiscalização do Demupe, em relação à atuação dos clandestinos, em especial nas datas comemorativas. Dimas solicitou que os ambulantes cadastrados também denunciem ambulantes que trabalham de forma irregular no centro da cidade para evitar novos descumprimentos à lei.

Os ambulantes pediram a confecção de novos coletes, devidamente numerados, com foto e cores diferenciadas; a padronização dos carrinhos para exposição dos produtos populares e sinalizaram que irão obedecer a legislação municipal, uma vez que o acordo anterior estava sendo descumprido por eles.  

Os vendedores ambulantes não podem comercializar seus produtos na Cônego, apenas nas vias transversais em pontos determinados que não atrapalhem o tráfego de pedestres.  “Espero que até o final deste mandato organizemos um lugar adequado para reuni-los e assim diminuamos o número de camelôs nas ruas”, disse o prefeito.

Organização
De imediato, Ronaldo Dimas pediu que o diretor do Demupe, juntamente com um representante da Secretaria Municipal do Planejamento, faça o levantamento do uso do espaço restrito e defina 45 pontos para os associados expor seus produtos nas esquinas da Cônego. O prefeito ressaltou também que só deve liberar a comercialização das mercadorias após a definição da localização por parte da Prefeitura.

Ao final da reunião, o prefeito fez as marcações provisórias das dezenas de pontos no computador, juntamente com os ambulantes, e alertou para aqueles que desobedecerem a legislação, sob pena de recolhimento da mercadoria e a perda do ponto de venda.

“Espero que haja esse cumprimento e que eles possam crescer o seu negócio e ter futuramente sua própria loja”, alertou Ronaldo Dimas.

Para Raimundo Carvalho, o “Pará”, o prefeito está dando uma chance que nenhum outro gestor deu a eles. “Agora eu acredito que nós, vendedores ambulantes, vamos passar para um outro momento. Nós temos muito que agradecer ao prefeito Ronaldo”, disse Carvalho.

De acordo com o presidente da Aciara, Manoel de Assis, a reunião foi extremamente produtiva. “Essa reorganização vai cessar os problemas e a Prefeitura vai atender satisfatoriamente o empresariado local. Esperamos que autuação aconteça de forma efetiva, para que possamos organizar o comércio de Araguaína”, declarou Manoel de Assis.

O acordo firmado entre a Prefeitura, Aciara e os ambulantes deve vigorar até que seja construído o Rodoshopping de Araguaína.