Google+ "mediaBlog": Diretora conta como é administrar uma escola com mais de 2.200 alunos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 5 de março de 2015

Diretora conta como é administrar uma escola com mais de 2.200 alunos

foto: Janair Siqueira - Seduc
   Rosa Maciel usa o diálogo e a determinação para manter a disciplina numa escola tão diversa

Josélia de Lima - ascom Seduc-TO

Outra personagem destaque na Semana da Mulher é a professora Rosa Maria Maciel da Silva, que começa o seu expediente todos os dias, às 6h30 da manhã, para acompanhar a entrada de alunos na Escola Estadual Maria dos Reis, em Taquari, que atende 2.200 estudantes.

Ela está na educação há 30 anos, o seu desafio atual é administrar uma escola tão ampla, marcada por uma diversidade de alunos e de turmas. A escola oferece ensino fundamental, médio, educação de jovens e adultos e ainda desenvolve os programas Mais Educação, Escola Aberta e Pioneiros Mirins.

“O maior desafio é trabalhar numa escola tão diversa, com um público vulnerável. Temos que saber lidar com cada situação, priorizar o diálogo e o respeito”, confessou Rosa. No ano passado, a Escola Maria dos Reis foi um dos centros de pesquisa do Ministério da Educação sobre o tema “Violência e preconceito na escola”, como fonte de um mapeamento sobre o assunto.

Rosa nasceu em Paraíso do Tocantins, é graduada em Letras e tem especialização em Gestão Escolar. Na sua trajetória profissional atuou como orientadora educacional e professora, além de diretora na Escola Maria dos Reis, onde acontecem as histórias e experiências mais marcantes em sua vida.

“Enfrentei a ira dos pais por conta da escola superlotada, quase fui agredida, durante uma reunião. Tivermos que usar laboratório, biblioteca e a sala dos professores como sala de aula, por que os pais não queriam que os seus filhos fossem para a extensão no Aureny I”, disse. Rosa Maria conta que depois que os pais passaram a conhecer os resultados das atividades desenvolvidas na extensão, eles passaram a confiar mais.

A gestora Rosa destaca como ponto importante para administrar uma escola tão complexa é o amor pelos alunos e o compromisso com a educação. “Minha alegria e satisfação é quando conseguimos inserir na escola alunos que estavam evadidos ou na vulnerabilidade. Outro momento de compensação é quando inserimos alguns alunos no mercado de trabalho. Quando isso acontece comemoramos com ele”, finalizou.