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quarta-feira, 11 de março de 2015

Seminário discute tecnologias para pessoas com deficiências

foto: divulgação


ascom - UnirG

A UnirG tem o primeiro Laboratório Interdisciplinar de Tecnologia Assistiva do Tocantins e o segundo da região Norte do País. O intuito do projeto é integrar o ensino superior e a educação básica em prol da educação especial, envolvendo acadêmicos e professores das áreas das licenciaturas e demais áreas de formação. 

A Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento que atua no desenvolvimento de serviços e produtos que colaboram para melhoria da qualidade de vida e autonomia das pessoas com deficiência.



O Laboratório é estruturado para receber professores e profissionais que atendem pessoas com deficiência matriculados na rede da Educação Básica e no Ensino Superior na região sul do Tocantins. O local é equipado para funcionar na produção de materiais pedagógicos que irão ajudar os professores no aprendizado das pessoas que tenham qualquer tipo de deficiência. Impressões de material em Braile também poderão ser feitas no Laboratório.

Pensando na assistência à pessoas com deficiências está sendo debatido esta semana, de 09 a 14 de março, o I Seminário de Tecnologia Assistiva da UnirG. Durante o evento autoridades no assunto vão discutir sobre o tema, com a realização de palestra e cursos voltados à educação especial. A produção de materiais pedagógicos serão produzidos durante os cursos.

Estão participando do evento, acadêmicos e professores de Instituições de Ensino Superior, profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) das redes Estadual e Municipal e pessoas que têm algum tipo de deficiência.    

Segue em anexo a programação do evento com os respectivos temas que serão abordados durante o Seminário.

 Life

O laboratório foi inaugurado na UnirG em outubro, por meio da aprovação em  edital do Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (Life), que tem por finalidade criar laboratórios interdisciplinares de formação de educadores no País. Com a verba Federal, o investimento foi aproximadamente de R$ 436 mil, com recursos aprovados em edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).