Google+ "mediaBlog": Oficina de álcool e drogas conta com participação de cientista social
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 11 de março de 2015

Oficina de álcool e drogas conta com participação de cientista social


Luciana de Barros/ Núcleo Saúde
A oficina conta com o envolvimento dos profissionais de diversos municípios tocantinenses

Núcleo Sesau



Com a participação de profissionais com nível de mestrado e doutorado do Tocantins e do Brasil, o governo do Estado está oferecendo uma oficina que faz parte do curso de Atualização na Abordagem ao Uso de Álcool e outras Drogas. O encontro está acontecendo na Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) e conta com a participação do cientista social, Denis Roberto da Silva Petuco, do Rio Grande do Sul. O objetivo do curso é qualificar a rede psicossocial do Estado com relação ao tratamento de transtornos resultantes do uso de substâncias psicoativas.

O cientista social, Denis Roberto da Silva Petuco, ressaltou que a oficina aborda conceito de drogas, com a ideia de poder ampliar a concepção sobre drogas e as ferramentas para o trabalho cotidiano. “O preconceito é o fator mais determinante para dificultar o acesso das pessoas nos serviços de saúde. É o preconceito que vai fazer com que nós construamos uma série de mitos a respeito disso, como por exemplo, o mito que o usuário de crack não tem cura. É preciso deixarmos os preconceitos e nos abrirmos para aprender neste espaço, como também  no cotidiano”, ressalta.

Uma profissional que está aproveitando este momento é a assistente social e técnica da área de Saúde do Homem, Lúcia Trindade, que destaca que o curso vem agregar mais conhecimento. “O curso é muito pertinente para minha área e esse assunto vai muito além do que a gente pensa e sabe”, explica.

A oficina conta com a o envolvimento dos profissionais de diversos municípios tocantinenses que atuam nos hospitais de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), técnicos em enfermagem, assistentes sociais, psicólogos farmacêuticos e médicos.

Vale lembrar que este é o terceiro módulo do curso presencial, com duração de 12 meses, composto por seis módulos e duas oficinas para duas turmas.

Sobre o cientista social
Denis Roberto da Silva Petuco é mestre, doutorando e atualmente é consultor autônomo sobre políticas públicas e cuidados dirigidos a pessoas que usam álcool e outras drogas.