Google+ "mediaBlog": Caic de Palmas cria espaços literários para homenagear poetas e a poesia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 14 de março de 2015

Caic de Palmas cria espaços literários para homenagear poetas e a poesia

foto: Luiz Melchíades / Seduc



Josélia de Lima / Seduc

Durante toda esta sexta-feira, 13, alunos e professores do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) de Palmas, participaram de atividades especiais alusivas ao Dia Nacional da Poesia, comemorado no dia 14 de março. Foram criados ambientes literários como a Sala Castro Alves, a Casa Odir Rocha, a Casa de Manoel de Barros, o Espaço Cecília Meireles e a Casa Cora Coralina. Todos esses espaços contextualizados com os temas das poesias dos autores homenageados.

No final das apresentações nos espaços literários os alunos se reuniram na quadra de esportes para apresentações de música, teatro e dança. Também na biblioteca foi criado um espaço de leitura interativa em que os alunos tiveram acesso a vários livros para ler ou folheá-los.

Para a diretora Marisa Alves, o momento foi importante no estímulo aos alunos para que tenham gosto pela leitura. “Primeiro, apresentamos a poesia como meio de comunicação e meio de expressar a visão de mundo, depois, os alunos começam a produzir e vão aprendendo com o tempo as diversas formas literárias”, frisou a diretora.

O estudante Guilherme Fiales, 14 anos, aluno do 9º ano do ensino fundamental recebeu da escola o incentivo para começar a escrever. “Eu era muito tímido, comecei a participar dos projetos da escola, hoje produzo poesias, recito e canto”, contou Guilherme.

A estudante Emelly Kethenlly, 10 anos, do 6 ano do ensino fundamental, foi uma das apresentadoras dos poemas de Cora Coralina. “Não conhecia a história da poetisa, foi uma emoção recitar suas criações. Percebemos que ela tem emoções que nos ensina a lidar com a vida”, frisou Emelly.

A professora de Matemática Sandra Cristina Chagas Fonseca nasceu em Goiás Velho (GO), cidade de Cora Coralina. Durante as apresentações no CAIC, ela representou a poetisa e ainda contou um pouco da vida da artista e da admiração que tem pela conterrânea.

No Caic estudam 440 alunos. A escola é referência no projeto ‘Poemas e Canções’, com culminâncias sempre no final do ano. “Essas são iniciativas que ajudam a melhorar a leitura dos alunos e os levam para atividades fora da sala de aula saindo da rotina”, frisou a diretora Marisa Alves.

O Dia Nacional da Poesia é uma homenagem ao poeta baiano Castro Alves, que nasceu no dia 14 de março de 1847.