Google+ "mediaBlog": Seduc realiza primeira reunião de projeto de inclusão paradesportiva
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 21 de março de 2015

Seduc realiza primeira reunião de projeto de inclusão paradesportiva

Foto: Lucas Nascimento / Arquivo Seduc


Fernanda Veloso/ Seduc

Elaborado pela Diretoria de Desporto Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o projeto Tocantins Paralímpico será implementado em Palmas a partir da finalização da reforma do Centro de Treinamento Esportivo e Paradesportivo (Cetep), localizado na quadra 503 Norte. A primeira reunião para definir os parâmetros do projeto será realizada neste sábado, 21, a partir das 9h, no espaço conhecido como Complexo da Arno 51. O Tocantins Paralímpico conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Palmas (Semed), da Fundação Municipal de Esportes (Fundesportes) e do Serviço Social da Indústria (Sesi Tocantins).

De acordo com a técnica em desporto educacional da Seduc, Soraia Maria Tomaz, que é responsável pela elaboração e execução do Tocantins Paralímpico, este será o primeiro encontro do projeto e irá debater pontos essenciais para a implantação da iniciativa que visa promover a inclusão social de pessoas com deficiência, através do esporte. “Vamos tratar sobre os horários de treinamento, alimentação, transporte, uniforme e vamos fazer a sensibilização dos pais para a importância da implementação do projeto que visa buscar uma vida mais ativa”, disse.

Conforme a técnica da Seduc, a estruturação do Centro de Treinamento serve como norte para a formação de um cenário diferente para o paradesporto no Tocantins. “Essa iniciativa será o começo de uma nova realidade pautada na valorização da pessoa com deficiência assegurando seu direito de se tornar parte da sociedade como qualquer outra pessoa”, declarou.

O objetivo inicial do projeto é atender 50 pessoas com diferentes tipos de deficiência, com idade mínima de 12 anos e máxima de 30 anos. No local será ofertado de maneira gratuita treinamento esportivo nas modalidades Voleibol Sentado, Tênis de Mesa, Bocha Paralímpica  e Atletismo. “O projeto inicialmente será implementado em Palmas, mas o objetivo é que seja estendido para outros municípios do Estado”, frisou Soraia. 

Durante a realização do projeto Tocantins Paralímpico serão realizadas palestras e reuniões no intuito de utilizar o esporte como ferramenta para a sensibilização do poder público em relação às necessidades de se promover a acessibilidade, as adequações necessárias na área da saúde, da educação e do bem estar da pessoa com deficiência.