Google+ "mediaBlog": Seduc discute adequação do Plano Estadual de Educação do Tocantins
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 9 de março de 2015

Seduc discute adequação do Plano Estadual de Educação do Tocantins

foto: Elias Oliveira
Comissão que analisa adequação do PEE conta com a participação de diversos segmentos do setor


Ray Viana / Seduc

Ampliar a oferta de educação infantil em creches é uma das principais metas que compõe o documento referência do Plano Estadual de Educação do Tocantins (PEE), apresentado na tarde desta sexta-feira, 06, durante reunião na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O Objetivo do encontro é discutir de forma ampla e criteriosa as adequações necessárias da minuta que vai servir de base para o PEE.

De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Educação, Cicinato Mendes da Silva, desde o início do ano as comissões estão elaborando o plano.  “Hoje nós mobilizamos vários profissionais da educação para discutir e adequar este documento que vai nortear o nosso plano. Não podemos esquecer que o Governo do Estado tem até o dia 25 de junho deste ano para aprovar e homologar o PEE”, destacou.


Segundo o secretário da Educação, Adão Francisco de Oliveira, o plano contemplará diretrizes e metas que servem de base para a educação no Tocantins, além de contribuírem significativamente para que o Estado se torne referência no setor. “O plano será um dos pilares da educação no Tocantins, principalmente no que se refere à educação integral e humanizada”, disse.

Audiências Públicas
O documento referência do Plano Estadual de Educação será encaminhado para as 13 Delegacias Regionais de Ensino, escolas estaduais, gestores e a comunidade escolar. A partir do dia 17 de março serão realizadas audiências públicas para discutir possíveis alterações na minuta.  O presidente do Conselho Estadual adiantou que o município de Arraias será o local escolhido para a primeira audiência, e Palmas sediará um encontro maior para a finalização dos documentos.

Comissões
As comissões de avaliação e de adequação do Plano Estadual de Educação são compostas por mais de 30 profissionais da educação.  A Secretaria Estadual da Educação, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal de Educação do Tocantins (IFTO), Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), também representam as comissões.